Category Archives: assuntos

Arduino Day 2024

O dia da comunidade Arduino em 2024 vai ser comemorado entre os dias 21, 22 e 23 de março, e um pouco por todo o mundo vão haver eventos dinamizados pela comunidade. É o décimo primeiro ano de comemorações e que este ano tem novamente uma primeira etapa que é a da chamada de palestrantes (speakers) e também de identificação dos organizadores que vão efetivamente comemorar este dia, abrindo as portas à comunidade.

+infos(oficial): https://days.arduino.cc/about

Share Button

Programação Python para iniciantes (workshop, online)

O LCD Porto está de volta e apresenta um workshop: “São 4 sessões online sequenciais para te iniciares na programação. Este workshop é indicado para quem nunca teve contacto com programação ou precisa de perceber melhor os conceitos base.”

+infos(oficial): http://lcdporto.org

Share Button

Raspberry Pi 5

 

No próximo mês de outubro vai ser possivel colocar as mãos no mais recente “brinquedo” Raspberry Pi 5, que surge renovado com uma séries de novidades:
existem duas versões de 4 e 8 gigas;
o preço oscila entre os 70 e os 93 euros respetivamente;
aumento de desempenho do processador 2x a 3x mais, relativamente à versão 4;
duas saídas de vídeo HDMI de 4Kp60;
suporta cartões SD com a norma SDR104 (mais rápida);
uma interface PCI Express 2.0 (requer adaptador);
um GPU VideoCore VII a 800MHz;
duas portas USB 2.0;
duas portas USB 3.0;
(..)
e um botão de ligar/desligar embutido.

+indos(oficial): https://www.raspberrypi.com/products/raspberry-pi-5/

+infos(acerca): LINK

+infos(outra fonte): LINK

Share Button

Fab Lab Aldeias do Xisto, 10 anos de Fabricação Digital

O Fab Lab Aldeias do Xisto vai comemorar 10 anos de atividade e para isso no dia 21 e 22 de setembro vão proporcionar uma série de palestras e workshops abertos a toda a comunidade.

Do programa consta:
21 setembro
10:30h – Abertura e receção
11:30h – Mesa Redonda – o Futuro dos Fablabs
13:00h – Almoço temático fablab EPF
15:00h – Assembleia Geral Fab Labs
18:00h – Sunset Cocktail

22 setembro
09:00h – Abertura
10:00h – workshops
13:00h – Almoco
14:30h – Visitas temáticas
17:00h – Networking

E da lista de Workshops consta:
SALA 1. LAGOA SMART CITY, dinamizado por RUI MESQUITA. Redes Municipais LoRa
SALA 2. BIOLAB LISBOA, dinamizado por RAFAEL CALADO. Biohacking
SALA 3. FAB LAB EDP, dinamizado por PAULO TEIXEIRA | TIAGO RORQUE. Micro.Bit
SALA 4. THE INVENTORS, dinamizado por ATELIER. Kids + Seniors
OCTÓGONO. BLOCKS, dinamizado por DUARTE BRAGADESTO. Clube Impressão 3D

+infos(oficial): LINK

Share Button

Laboratório “Open Light Lab” (em Montemor-o-Novo)

O espaço Makers in Little Lisbon (MILL) e as Oficinas do Convento vão organizar um Laboratório designado por “Open Light Lab”, do mesmo consta:
“Um laboratório aberto à exploração da arte e design, com um foco na luz, interação e materialidade. Irás ter a oportunidade de explorar diferentes maneiras de implementar o controlo de luz LED com o firmware e o ecossistema WLED Open Source; e uma introdução prática à instalação e demonstrações do WLED.”
O formador vai ser o Tez: “Artista interdisciplinar, músico, maker e investigador. Italiano, a residir nos Países Baixos desde 2002. O seu trabalho, na forma de instalações e performances, sonda as intersecções entre Arte, Ciência, Tecnologia e Ecologia com um enfoque particular em composições generativas, ambientes imersivos, percepção intermodal e plasticidade sensorial. Atualmente, TeZ lidera o projecto SOLARPUNK LAB, cujo objectivo é explorar soluções antigas e/ou inovadoras para a sustentabilidade, autonomia energética e estratégias ‘anti-doomerismo’. O último projecto artístico em curso do TeZ, “Xenolalia”, em colaboração com artista e professor Sofian Audrey da Universidade de Montreal, investiga novas formas de relações entre os organismos vivos e agentes artificiais (aprendizagem mecânica).”

Evento gratuito, sujeito a inscrição através do email: comunicacao@oficinasdoconvento.com

+infos(oficial): https://mill.pt/

+infos(oficial): https://www.oficinasdoconvento.com/

+infos(oficial): https://solarpunklab.org/

Share Button

TRANSGRESSION art + technology

TRANSGRESSION art + technology

(encontrei este grupo de trabalho..)

“TRANSGRESSION art + technology (TRANSGRESSÃO arte + tecnologia) é um encontro com transgressões de vários campos e da visão de cada um dos diferentes artistas selecionados, que apresentam transgressões diferentes, desde a forma de visualização na esfera digital, procurando sempre no seu desenvolvimento a ligação formal entre arte e tecnologia. Os artistas apresentarão vários temas, conceitos e questões colocadas pelas suas obras, apresentando diferentes formas de narrativas através de processos de múltiplas linguagens de erros ou novos processos tecnológicos, o produto dos diferentes defeitos dos dispositivos digitais e analógicos que nos dão imagens incompletas ou transformadas, bem como os novos processos de geração de imagens e som. Estas novas linhas de visualização entrelaçadas entre vídeo e áudio formam novos motivos e narrativas digitais de transformação da arte visual que partem do erro gerado digitalmente, que tem o potencial de se tornar uma linguagem tangível da arte digital.”

+infos(oficial): https://www.transgression-art-technology.com.pt/

Share Button

Arduino: UNO R4 Minima e o a UNO R4 WiFi


Na comemoração do dia do Arduino de 2023, esta malta voltou a trazer para o mercado dois microcontroladores. Uma revisão do famoso “Arduino”, o UNO R4 Minima e uma versão estendida que é o o UNO R4 Wifi. Duas placas similares, com bastantes coisas novas, como memória e capacidade de ser usar uma fonte de alimentação mais “convencional” até 24v, o que permite evitar o uso de outras fontes suplementares para alimentar determinados circuitos. Têm também uma interface que permite simular um rato/teclado quando o cabo USB está ligado a um computador. Mais testes irão surgir brevemente, principalmente quanto eu tiver acesso a este novo brinquedo.

Das outras novidades:  UCB-C para ligar ao PC, processador de 32bits, uma matriz de leds de 12×8, Wi-Fi com o módulo ESP32-S3, Bluetooth, … e vontade de experimentar!

Preços na mauser.pt deste conjunto hoje, 7/7/2023.. 20euros+30euros+portes :)

+infos(oficial): Arduino UNO R4 Minima

+infos(oficial): Arduino UNO R4 WiFi

 

Share Button

Workshop de introdução do VJing (em Loulé) #museu0 #obsolete.studio #VJing

“Durante este workshop, vamos explorar a forma como os dados em tempo real e o controlo do utilizador podem ser utilizados para manipular ambientes audiovisuais para espetáculos ao vivo e instalações artísticas interativas, utilizando o software Resolume.

O Resolume é uma das ferramentas de referência para atuações ao vivo e instalações de vídeo. Permite-lhe editar e reproduzir vídeos para atuações em cena, VJing, video mapping e instalações artísticas audiovisuais.
Durante este workshop, começaremos com uma introdução geral ao software e explorar as suas possibilidades de arte visual interativa utilizando vários protocolos de comunicação. De seguida, os participantes irão experimentar o software para criar o seu próprio protótipo de arte audiovisual.

Público
O workshop destina-se a artistas, estudantes, técnicos de artes performativas, ou qualquer pessoa com uma prática artística no domínio do som e/ou do visual.
Não é necessária experiência prévia com software AV, mas é preferível um interesse geral em produção visual e / ou musical é preferível.

Língua
O workshop realizar-se-á em português e inglês.

Material necessário
○ Um computador portátil (Windows 8.1 ou superior, Mac 10.15 ou superior) com pelo menos 8 GB de RAM e uma boa placa gráfica e com o Resolume Arena instalado
● Um rato de computador

Materiais opcionais
Os participantes são convidados a trazer controladores MIDI / OSC, tablets, câmaras, sensores ou qualquer hardware que possa ser utilizado durante o workshop como controlador ao vivo.

Conteúdos opcionais
Os participantes são convidados a trazer os seus próprios conteúdos, música e visuais que possam ter produzido anteriormente, para os utilizarem durante o workshop.

Inscrição: jcarmo@museu0.pt”

+infos(oficial): https://www.museu0.pt/

+infos(oficial): https://obsolete.studio/

Share Button

Pure data – programming fundamentals (um livro)

O autor Maurizio Di Berardino publicou o livro “Pure data – programming fundamentals” em italiano, contudo fez agora a tradução para inglês. Vai estar em breve à venda na amazon.

+infos(oficial): https://www.mauriziodiberardino.it/

+infos(youtube): LINK

Share Button

Arduino giga R1 Wifi Board, um novo brinquedo #arduino

A malta do Arduino decidiu colocar no mercado o Arduino giga R1 Wifi Board, com uma arquitetura super interessante para a internet das coisas, como é o caso de ser similar ao arduino mega ou due, mas tem um processador STMicro STM32H747XI dual-core (um Cortex-M7 a 480 MHz e um Cortex-M4 a 240 MHz) que podem trabalhar em separado. Especialmente desenhada para artistas e gamers, tem 76 portas digitais I/O, das quais 12 são PWM e 12 analógicas. Tem três zonas de ligação especiais: para ligar camaras, um jack de saída de áudio e/ou ecrãs (display digitais)

o preço na loja online parece ser jeitoso, 68,70 euros, vamos lá ver quando chega e a quanto chega às lojas em Portugal. Quero brincar…

+infos(oficial): https://store.arduino.cc/products/giga-r1-wifi

Share Button

Make: Magazine, Volume 83 #Make:

 

A malta da Make voltou a lançar um novo número da revista e desta vez tem como referência um longo artigo sobre os microcontroladores que estão atualmente no mercado. Com alguns preços inflacionados e outros que nem em stock existem fica o relato do desfile do que se pode encontrar. Não tive ainda acesso a este número mas gostava.

+infos(oficial): LINK

Share Button

Maker Faire Lisboa #LisbonMakerFaire‬ #MakerFaire


Entres os dias 9 e 10 de Dezembro de 2022 vai decorrer no Hub Criativo do Beato a Maker Faire de Lisboa :)
Para já está aberto o etapa de receção de propostas.

+infos(oficial): https://lisbon.makerfaire.com/

+infos(hub..): https://hubcriativobeato.com/

Share Button

Arduino e faça você mesmo #Arduino

A malta do Arduino vai disponibilizar em breve no mercado um kit, “Make Your Uno Kit“, para a construção do próprio Arduino e várias experiências. Quase que tem o “sabor” da primeira versão deste microcontrolador ;)

Um brinquedo fixe para quem quer dar um salto de diversão :)

+infos(oficial): LINK

Share Button

What is Creative Coding? por Tim Rodenbroeker #timrodenbroeker

Encontrei este texto/post blog com o titulo “What is Creative Coding?” escrito por Tim Rodenbroeker

“Creative coding is often equated or confused with generative design. The terms have some overlaps, but they each conceal something different. Generative design is a method that involves writing algorithms that can design autonomously. It is about developing a system, or set of rules, that serves as the basis for generating media in the broadest sense”

Este artista também tem alguns cursos relacionados com o tema, como introdução à escrita de código ou alguns mais avançados também sobre o tema.

+infos(oficial): https://timrodenbroeker.de/what-is-creative-coding/

Share Button

lab aberto: fabricação e não só.. (em Torres Vedras)

lab aberto

Nos próximos dias 14 a 17 de junho vai decorrer em Torres Vedras um BootCamp sobre vários temas relacionadas com a fabricação digital e thinkering. Para além das palestras (de curta duração) vão decorrer várias oficinas e demonstrações. O evento é aberto a todos mas requer que sejam realizadas inscrições. Apesar do registo ter iniciado em Março ainda é possivel participar!

+infos(oficial): https://lababertobootcamp2022.pt/wp/

Share Button

Flip-disc para usar com o Arduino #marcinsaj #flipdots #flipdisc

O “inventor” Marcin Saj está de volta e agora com o projeto para o Arduino com o nome de Flip-disc. Trata-se de uma interface física que permite oscilar entre dois “discos” que têm diferentes cores. Para além dos Flip-disc é possível adquirir uma placa PCB que contêm o controlador que permite depois manipular os discos via Arduino.

+infos(oficial): https://flipo.io/

Share Button

ZX Spectrum 128k+2

O ZX Spectrum 128k +2 foi o meu primeiro “computador” depois de meses e meses a explorar a sua versão 48k em casa de amigos, foi-me oferecido este maquinão (obrigado Mãe)! Tinha nas minhas mãos o computador que me levou a consumir imensas horas a tentar perceber o final de vários jogos e a tentar e a dar os meus primeiros passos a “programar”.


Mas não é por essa parte da minha histórica que escrevo aqui estas palavras, mas por saber que hoje faz 40 anos que o ZX Spectrum saiu para o mercado e que mais tarde chegou a Portugal. Tive o prazer de estar este fim de semana no encontro organizado pelo museu LOAD ZX Spectrum, onde tive a oportunidade de ouvir uma entrevista/conversa em direto com o filho do Sir Clive Sinclair, de ouvir falar o seu sobrinho que ajudou na parte de engenharia do desenvolvimento dos futuros equipamentos, de conhecer o game designer responsável pelo jogo Saboteur, e uns tantos portugueses que também fizeram das suas por Portugal, quer em termos de industria (Timex em Portugal) quer pela preservação do software que foi desenvolvido (planeta Sinclair, o blog: LINK).

O meu obrigado e os meus parabéns à organização do evento!

+infos(o museu): https://loadzx.com/

Share Button