Author Archives: Pedro Neves Rito

Arduino Alvik

Ai está, a malta do Arduino já tem à venda o robot deles, o Arduino Alvik.
Tendo por base o microcontrolador Nano ESP32, e fazendo uso do MicroPython e da linguagem (C) do Arduino vai ser possivel criar várias opções para o uso deste pequeno robot.
Ele tem alguns atuadores e sensores como é o caso do: led RGB; sensor segue a linha; giroscópico de 6 eixos; acelerómetro; Wifi; e Bluetooth.
Mas isto não vai ficar por aqui pois de certeza que vêm ai mais uns extras com expansões. Para já é possivel ligar a uma série de peças da Lego :)
QUERO UM!!! (mas não a este preço de 117euros+ 27euros de impostos e transporte)

+infos(oficial): https://store.arduino.cc/products/alvik/

Share Button

Workshop Iniciação Ao TouchDesigner (em Lisboa)

Não sou grande fã de tecnologias fechadas contudo reconheço que existem algumas que são bastante interessantes, como é o caso do TouchDesigner. O espaço MILL – Makers In Little Lisbon, vai dinamizar um Workshop acerca desta ferramenta e de tem o seguinte programa:
“Conteúdo do Workshop:
Introdução ao TouchDesigner, interface e diferentes operadores
Networks e Princípios Básicos de Node-based Programming
Animação de grafismos
Manipulação de Vídeo
Design de Interacção
Exportação e Performance

Requisitos:
Computador (windows, mac)
Rato
Auscultadores
Se possível trazer o software TouchDesigner já instalado.”

+infos(oficial): https://mill.pt/agenda/workshop-iniciacao-ao-touchdesigner/

Share Button

Workshop de criação musical: síntese módulos com VCVRACK

Vai decorrer este sábado, em Lisboa no espaço Makers in Little Lisbon (Mill.pt) o “Workshop de criação musical: síntese módulos com VCVRACK” dinamizado por Guilherme Martins :)

+infos(oficial): https://mill.pt/

Share Button

Edison, versão 2023 (v3)

O uso de microcontroladores em salas de aula, ou em formações onde se junta um grupo de educadores, são atividades que têm sido amplamente divulgadas e dinamizadas com as mais diversificadas ferramentas. Com o uso de tecnologia fechada/proprietária ou aqueles, poucos, que se aventuram em apresentar coisas diferentes e mais “musculadas” tendo por base, e por exemplo, o universo Arduino, são todos muito bem vindos.
Apesar de eu ser a favor do uso de open source em salas de aula, com todos os problemas que possam surgir, acho também que o mercado das marcas tem apresentado coisas bastante catitas. Eu já era fã da primeira versão deste microcontrolador Edison, agora sou ainda mais porque não deixaram cair o projeto e apresentaram uma terceira versão, mais robusta e com outras nuances.
A terceira versão do Edison (v3) apresenta como principais novidades o facto de agora usar uma bateria incorporada que é recarregável via cabo USB e a possibilidade de se programar o Edison também através desse cabo.
O primeiro contacto com este microcontrolador foi bastante motivado por, e desde a primeira versão, fazerem questão de usar a arquitetura Lego.
Si, gostava de ter acesso a esta versão 3.. :)

+infos(oficial): https://meetedison.com/

Share Button

Arduino Day 2024

O dia da comunidade Arduino em 2024 vai ser comemorado entre os dias 21, 22 e 23 de março, e um pouco por todo o mundo vão haver eventos dinamizados pela comunidade. É o décimo primeiro ano de comemorações e que este ano tem novamente uma primeira etapa que é a da chamada de palestrantes (speakers) e também de identificação dos organizadores que vão efetivamente comemorar este dia, abrindo as portas à comunidade.

+infos(oficial): https://days.arduino.cc/about

Share Button

Processing Day 2024, (no Porto) #pcdPorto


Este ano o Processing Community Day em Portugal vai ser dinamizado na Faculdade de Belas Artes na Universidade do Porto. O evento vai decorrer no dia 2 de maio. O evento é aberto a todos, é livre, sem custos, mas é necessário que seja feito um registo prévio.
Para além das conversas e mostras de trabalhos, vão ser dinamizados vários workshops relacionados com o evento e cujas inscrições já estão abertas.

no dia 8 de fevereiro e 15 de fevereiro:
workshop: Body Interaction with P5JS
dinamizado por: Rodrigo Carvalho, +infos(LINK)
da apresentação surge:
“Day 1:
Introduction to Body Interaction Brief historical review of body interaction in digital arts; Introduction to p5js through the web editor (editor.p5js.org);The ML5 – Machine Learning library; Code examples for body, face, and hands interaction;
Day 2:
Projects assistance and follow-up to Participants’ projects.”

no dia 27 de fevereiro e 5 de março:
workshop: Parametric Design Approaches in p5.js
dinamizado por: Rafael Gonçalves, +infos(LINK)
da apresentação surge:
“Lecturer’s presentation and brief explanation of parametric design principles using examples within the lecturer’s design practice.
Creation of HTML input elements and connection to the p5.js variables through event listeners or event attributes.
Stylization of the Graphical user interface through CSS and Javascript.”

no dia 12 e 13 de março:
workshop: figure-figure ground-ground
dinamizado por: CADA, +infos(LINK)
da apresentação surge:
“Day 1: Man/machine dichotomy: how the current atomisation within the data sphere leads to a digital environment with too little context (figure-figure), how digital media do not give enough relevance to evolution and history. In contrast, we explain how the numerous modernist and avant-garde movements have sought to privilege the background/context. Short presentations of the participants’ work.
Day 2: Analysis of ‘The Laws of Form’ by George Spencer Brown, a mathematician who sought the integral whole; his main argument is that the integral whole is not given: it is achieved, it is a performative act (“ground-ground”). Comparison between different concepts of experience.Pair formation and practical exercise: the task is to make versions of each other’s work, i.e. to find each other’s artwork and use it as a starting point for a new interpretation of the same experience. Brief recap of the theory covered.Practical work – development and presentation to the group.Feedback sessions, analysis of the results and group reflection.”

+infos(oficial): https://pcd.fba.up.pt/2024/

Share Button

Programação Python para iniciantes (workshop, online)

O LCD Porto está de volta e apresenta um workshop: “São 4 sessões online sequenciais para te iniciares na programação. Este workshop é indicado para quem nunca teve contacto com programação ou precisa de perceber melhor os conceitos base.”

+infos(oficial): http://lcdporto.org

Share Button

Raspberry Pi 5

 

No próximo mês de outubro vai ser possivel colocar as mãos no mais recente “brinquedo” Raspberry Pi 5, que surge renovado com uma séries de novidades:
existem duas versões de 4 e 8 gigas;
o preço oscila entre os 70 e os 93 euros respetivamente;
aumento de desempenho do processador 2x a 3x mais, relativamente à versão 4;
duas saídas de vídeo HDMI de 4Kp60;
suporta cartões SD com a norma SDR104 (mais rápida);
uma interface PCI Express 2.0 (requer adaptador);
um GPU VideoCore VII a 800MHz;
duas portas USB 2.0;
duas portas USB 3.0;
(..)
e um botão de ligar/desligar embutido.

+indos(oficial): https://www.raspberrypi.com/products/raspberry-pi-5/

+infos(acerca): LINK

+infos(outra fonte): LINK

Share Button

Fab Lab Aldeias do Xisto, 10 anos de Fabricação Digital

O Fab Lab Aldeias do Xisto vai comemorar 10 anos de atividade e para isso no dia 21 e 22 de setembro vão proporcionar uma série de palestras e workshops abertos a toda a comunidade.

Do programa consta:
21 setembro
10:30h – Abertura e receção
11:30h – Mesa Redonda – o Futuro dos Fablabs
13:00h – Almoço temático fablab EPF
15:00h – Assembleia Geral Fab Labs
18:00h – Sunset Cocktail

22 setembro
09:00h – Abertura
10:00h – workshops
13:00h – Almoco
14:30h – Visitas temáticas
17:00h – Networking

E da lista de Workshops consta:
SALA 1. LAGOA SMART CITY, dinamizado por RUI MESQUITA. Redes Municipais LoRa
SALA 2. BIOLAB LISBOA, dinamizado por RAFAEL CALADO. Biohacking
SALA 3. FAB LAB EDP, dinamizado por PAULO TEIXEIRA | TIAGO RORQUE. Micro.Bit
SALA 4. THE INVENTORS, dinamizado por ATELIER. Kids + Seniors
OCTÓGONO. BLOCKS, dinamizado por DUARTE BRAGADESTO. Clube Impressão 3D

+infos(oficial): LINK

Share Button

Laboratório “Open Light Lab” (em Montemor-o-Novo)

O espaço Makers in Little Lisbon (MILL) e as Oficinas do Convento vão organizar um Laboratório designado por “Open Light Lab”, do mesmo consta:
“Um laboratório aberto à exploração da arte e design, com um foco na luz, interação e materialidade. Irás ter a oportunidade de explorar diferentes maneiras de implementar o controlo de luz LED com o firmware e o ecossistema WLED Open Source; e uma introdução prática à instalação e demonstrações do WLED.”
O formador vai ser o Tez: “Artista interdisciplinar, músico, maker e investigador. Italiano, a residir nos Países Baixos desde 2002. O seu trabalho, na forma de instalações e performances, sonda as intersecções entre Arte, Ciência, Tecnologia e Ecologia com um enfoque particular em composições generativas, ambientes imersivos, percepção intermodal e plasticidade sensorial. Atualmente, TeZ lidera o projecto SOLARPUNK LAB, cujo objectivo é explorar soluções antigas e/ou inovadoras para a sustentabilidade, autonomia energética e estratégias ‘anti-doomerismo’. O último projecto artístico em curso do TeZ, “Xenolalia”, em colaboração com artista e professor Sofian Audrey da Universidade de Montreal, investiga novas formas de relações entre os organismos vivos e agentes artificiais (aprendizagem mecânica).”

Evento gratuito, sujeito a inscrição através do email: comunicacao@oficinasdoconvento.com

+infos(oficial): https://mill.pt/

+infos(oficial): https://www.oficinasdoconvento.com/

+infos(oficial): https://solarpunklab.org/

Share Button

TRANSGRESSION art + technology

TRANSGRESSION art + technology

(encontrei este grupo de trabalho..)

“TRANSGRESSION art + technology (TRANSGRESSÃO arte + tecnologia) é um encontro com transgressões de vários campos e da visão de cada um dos diferentes artistas selecionados, que apresentam transgressões diferentes, desde a forma de visualização na esfera digital, procurando sempre no seu desenvolvimento a ligação formal entre arte e tecnologia. Os artistas apresentarão vários temas, conceitos e questões colocadas pelas suas obras, apresentando diferentes formas de narrativas através de processos de múltiplas linguagens de erros ou novos processos tecnológicos, o produto dos diferentes defeitos dos dispositivos digitais e analógicos que nos dão imagens incompletas ou transformadas, bem como os novos processos de geração de imagens e som. Estas novas linhas de visualização entrelaçadas entre vídeo e áudio formam novos motivos e narrativas digitais de transformação da arte visual que partem do erro gerado digitalmente, que tem o potencial de se tornar uma linguagem tangível da arte digital.”

+infos(oficial): https://www.transgression-art-technology.com.pt/

Share Button

Arduino: UNO R4 Minima e o a UNO R4 WiFi


Na comemoração do dia do Arduino de 2023, esta malta voltou a trazer para o mercado dois microcontroladores. Uma revisão do famoso “Arduino”, o UNO R4 Minima e uma versão estendida que é o o UNO R4 Wifi. Duas placas similares, com bastantes coisas novas, como memória e capacidade de ser usar uma fonte de alimentação mais “convencional” até 24v, o que permite evitar o uso de outras fontes suplementares para alimentar determinados circuitos. Têm também uma interface que permite simular um rato/teclado quando o cabo USB está ligado a um computador. Mais testes irão surgir brevemente, principalmente quanto eu tiver acesso a este novo brinquedo.

Das outras novidades:  UCB-C para ligar ao PC, processador de 32bits, uma matriz de leds de 12×8, Wi-Fi com o módulo ESP32-S3, Bluetooth, … e vontade de experimentar!

Preços na mauser.pt deste conjunto hoje, 7/7/2023.. 20euros+30euros+portes :)

+infos(oficial): Arduino UNO R4 Minima

+infos(oficial): Arduino UNO R4 WiFi

 

Share Button

Workshop de introdução do VJing (em Loulé) #museu0 #obsolete.studio #VJing

“Durante este workshop, vamos explorar a forma como os dados em tempo real e o controlo do utilizador podem ser utilizados para manipular ambientes audiovisuais para espetáculos ao vivo e instalações artísticas interativas, utilizando o software Resolume.

O Resolume é uma das ferramentas de referência para atuações ao vivo e instalações de vídeo. Permite-lhe editar e reproduzir vídeos para atuações em cena, VJing, video mapping e instalações artísticas audiovisuais.
Durante este workshop, começaremos com uma introdução geral ao software e explorar as suas possibilidades de arte visual interativa utilizando vários protocolos de comunicação. De seguida, os participantes irão experimentar o software para criar o seu próprio protótipo de arte audiovisual.

Público
O workshop destina-se a artistas, estudantes, técnicos de artes performativas, ou qualquer pessoa com uma prática artística no domínio do som e/ou do visual.
Não é necessária experiência prévia com software AV, mas é preferível um interesse geral em produção visual e / ou musical é preferível.

Língua
O workshop realizar-se-á em português e inglês.

Material necessário
○ Um computador portátil (Windows 8.1 ou superior, Mac 10.15 ou superior) com pelo menos 8 GB de RAM e uma boa placa gráfica e com o Resolume Arena instalado
● Um rato de computador

Materiais opcionais
Os participantes são convidados a trazer controladores MIDI / OSC, tablets, câmaras, sensores ou qualquer hardware que possa ser utilizado durante o workshop como controlador ao vivo.

Conteúdos opcionais
Os participantes são convidados a trazer os seus próprios conteúdos, música e visuais que possam ter produzido anteriormente, para os utilizarem durante o workshop.

Inscrição: jcarmo@museu0.pt”

+infos(oficial): https://www.museu0.pt/

+infos(oficial): https://obsolete.studio/

Share Button

Pure data – programming fundamentals (um livro)

O autor Maurizio Di Berardino publicou o livro “Pure data – programming fundamentals” em italiano, contudo fez agora a tradução para inglês. Vai estar em breve à venda na amazon.

+infos(oficial): https://www.mauriziodiberardino.it/

+infos(youtube): LINK

Share Button

Oficina de Introdução á fabricação digital para processos artísticos (em Montemor-o-Novo) #oficinasdoconvento

Oficina Pensar com as Máquinas
Oficina de Introdução á fabricação digital para processos artísticos
1 e 2 de Abril 2023 | 10h30 às 18h30
Convento de S. Francisco, Montemor-o-Novo

Dirigido a criadores que pretendam iniciar o uso de ferramentas de criação e fabricação digital, diversificando as suas possibilidades plásticas.

Vão ser abordados todos os passos de conceito até realização, de 2D ao 3D, utilizando ferramentas gratuitas. Serão explorados desenhos com plotter, fabricação com corte laser, e impressão em 3D, em modos aplicáveis a várias formas de trabalho artístico.

A oficina conta com uma visão geral de trabalho com CNC, GCode, e as possibilidades de trabalho em código na intersecção das artes plásticas e fabricação digital.

Esta oficina, de periodicidade anual, visa dar a conhecer as ferramentas disponíveis no atelier de Fabricação Digital da OC.

Principais ferramentas do workshop:
– Desenho vetorial em Inkscape com as extensões de Mightyscape
– Desenho 3D com Tinkercad e Onshape
– Impressão 3D com Cura

Não é necessária nenhuma experiência previa em desenho e fabricação digital, mas haverá também muito conteúdo para pessoas já com alguma conhecimento destas ferramentas.

Cada participante precisa de trazer o seu portátil, e rato. Windows, Mac ou Linux são ambos adequados.

Inscrições:
60€ (10% desconto sócios)
Máximo 10 participantes
Inscrições para oc@oficinasdoconvento.com
Pagamento no ato de inscrição; não se efetuam devoluções.

Em parceria com @MILL – Makers In Little Lisbon | mill.pt
Orientado por Tiago Rorke

+infos(oficial): http://www.oficinasdoconvento.com/

Share Button

Arduino giga R1 Wifi Board, um novo brinquedo #arduino

A malta do Arduino decidiu colocar no mercado o Arduino giga R1 Wifi Board, com uma arquitetura super interessante para a internet das coisas, como é o caso de ser similar ao arduino mega ou due, mas tem um processador STMicro STM32H747XI dual-core (um Cortex-M7 a 480 MHz e um Cortex-M4 a 240 MHz) que podem trabalhar em separado. Especialmente desenhada para artistas e gamers, tem 76 portas digitais I/O, das quais 12 são PWM e 12 analógicas. Tem três zonas de ligação especiais: para ligar camaras, um jack de saída de áudio e/ou ecrãs (display digitais)

o preço na loja online parece ser jeitoso, 68,70 euros, vamos lá ver quando chega e a quanto chega às lojas em Portugal. Quero brincar…

O preço de referência atual em Portugal é de 84.50 euros (15/6/2024) (LINK)!!

+infos(oficial): https://store.arduino.cc/products/giga-r1-wifi

Share Button

Multi-resolution procedural tile patterns with Processing (presencial ou online)

Vai decorrer no Porto, na Faculdade de Belas Artes, um Workshop de Processing, intitulado “Multi-resolution procedural tile patterns with Processing” dinamizado pelo Pedro Amado. De acordo com o organizador do evento:
“This is a 3-hour beginner-level workshop using the Processing environment: https://processing.org/
Main event will be in-person, but a live stream will be available (choose your ticket accordingly)

Participants will be guided through the first steps of computer programming: using variables, functions and parameters, conditions, and loops to structure the algorithm and decision trees.
Taking the work of Portuguese visual artists such as Maria Keil and António Quadros Ferreira, contemporary computational artists such as Manolo Gamboa Naon and Amanda van Wallinga Haverkamp, or graphic designers such as Paul McNeil and Hamish Muir as starting references, participants will produce a simple Truchet-based modular multi-resolution pattern system capable of exporting generative tile compositions as vector files that can later be employed or further developed in more complex projects.

Workshop Program
Introduction (participants, instructors) and conceptual reference (visual references, modular concepts, and a quick overview of the processing “ecosystem”);
Drawing with code instructions: Shapes & Properties;
Variables (different types);
Functions and parameters;
Transformations (Matrix);
Loop (cycles) and Nested Loops;
Simple if-else Conditions;
Using Arrays;
Saving and exporting the results (with an additional library).

Requirements
Participants must have access to a personal computer with Processing 4 installed to participate in the workshop. Processing is an Open Source software available at: https://processing.org/
Participants should have the Eduroam WiFi access configured on their computers, or be able to set-up a Guest Wi-Fi connection in our facilities (credentials will be provided on site).
The links to any necessary materials and code repository will be emailed to the registered participants on the day before the workshop.
The workshop will be held in-person and in Portuguese language, but is suitable to English-speaking attendants. Participants are required to follow an inclusive and constructive code-of-conduct: https://berlincodeofconduct.org/

Participants’ registration limitation and waiting list
Due to the in-person mode and facility constraints, the workshop registration is limited to a maximum of 20 participants attending in-person.
Participants interested in the live stream, must also register to receive the link. Registration will be managed exclusively through EventBrite.
If more participants than available slots are interested, a waiting list will be setup. We ask participants who are unable to attend to cancel their registration on EventBrite so that the system can give an opportunity to those on the waiting list to register and attend.

More information
This workshop is part of the Processing Community Day 2023 @ Porto: https://pcd.fba.up.pt/2023/

The PCD23 is a free and open-participation event and part of a larger initiative: https://processingfoundation.org/advocacy/processing-community-day-2020. We welcome all members of the local and international community to join us. It aims to promote Creative Computation and Computational Design Thinking.

Additionally, to this series of warm-up workshops, the conference program features a keynote conference from Anna Carreras, an exhibition (resulting from the call for works that is open until January 15, 2023), and a final Education Roundtable with a selection of guests from all over the country. Participation in all activities is free, but registration is required.”

Este evento é gratuito: presencial ou online!

+infos(oficial): LINK

+infos(outros eventos): https://pcd.fba.up.pt/2023/

Share Button