Make: Getting Started with Arduino: The Open Source Electronics Prototyping (3ª edição)

Getting start with arduino

Já está no mercado a 3ª edição do livro Getting Started with Arduino. A primeira edição deste livro foi onde li (oficialmente) acerca do Arduino e sobre um pouco da história sobre o porquê do uso do Arduino. Neste momento já temos no mercado uma edição revista, dessa primeira edição, e com referências a mais experiências bem como desafios que são explicados com algum nível de detalhe e que são do interesse de quase “todos”.

O livro tem cerca de 240 páginas, é quase um formato de bolso, e está dividido em nove secções:

a primeira: é a introdução, com o destaque para o physical computing

a segunda: surgem breves “descrições” sobre as temáticas de prototyping,Tinkering, patching, circuit bending, junk, hacking e colaboração. Todos estes temas têm um relação directa não só com o arduino mas com aquilo que o arduino veio reforçar e dinamizar um pouco por todo o lado

a terceira e a quarta: começa por uma apresentação sobre a placa de arduino e do IDE que é utilizado, seguido dos exemplos e explicações sobre temas relacionados com o Arduino como é o caso da electricidade e a facilidade de construção de combinações que um determinado circuito pode ter

a quinta e sexta: começar por ser apresentado o conceito de PWM (modelação de sinal eléctrico) e outros conceitos, seguido da apresentação da versão leonardo do arduino. Além do código surgem também figuras a mostrar a montagem física (como na quarta secção).

a sétima: surge o conceito de cloud, e onde se fala da comunicação do arduino com o IDE do processing.. é bem :)

a oitava: que tal usar o arduino com o jardim? :) uso do arduino e sensores para controlar a rega do jardim de casa, já tinha lido sobre experiências e uso do arduino para controlar a rega no modo de “férias” e aqui surge um reforço dessa utilização.  Surge também o conceito e explicação do uso do relay e da construção de um circuito fixo, ao invés de se utilizar uma placa de montagem.

e a nona: é a ultima secção onde surge um revisão dos possíveis problemas que podem surgir :P

o que eu gosto mais:
simplicidade nas explicações, desenhos suficientemente claros, para se entender o que é necessário. Preço

o que eu menos gosto:
Podiam explorar outros conceitos mais teóricos. Figuras com cores, para mostrar como se fazem as ligações correctamente. Existem outros livros no mercado com outros exemplos. A ênfase aqui é mesmo de apresentação e introdução, apontando sempre para os exemplos que estão no IDE do arduino.

+info(gbooks): LINK

Share Button