metas curriculares? porquê mais do mesmo…

UPDATE (11/09/2012)
a rever o conteúdo de http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/ para que algumas das minhas suposições caiam por terra :) e ainda bem.. gosto mais assim!

 

 

Não pretendo com os próximos parágrafos fazer qualquer apresentação ou comentário que seja entendido como positivo/negativo acerca dos documentos que foram recentemente apresentados, nomeadamente: as metas curriculares TIC (7º e 8º), e as metas curriculares educação tecnológica (2ºciclo, 5º e 6º ano), quero e pretendo apenas manter um registo de observações aos conteúdos, já que tenho interesse por esta área.

Importante: não tenho informações acerca da duração de cada disciplina, isto é da carga horária destinada a cada disciplina e respectivo ano.

As metas curriculares de educação tecnológica (5º):

  • Acerca da meta: “Reconhecer tipos de grandeza e respetivos instrumentos de medição”

(1) Observação: onde está a medida da resistência dos obejctos? Onde está o uso do multímetro? Pegar num limão ou em duas batatas e ligar uma pilha? Medir resistência dos objectos? A importância e cuidados com o material electrico?

Ok já tenho a resposta a este ponto: no objectivo geral: “Explorar soluções energéticas no âmbito dos operadores elétricos.” … gostei!

(2) Observação: Mas é só isto? Onde está a ponte com a construção de algo físico que por exemplo tenha reflexo no mundo digital ou o contrário? Coisas simples, como pegar numa batata e fazer com que ela seja um instrumento de entrada de informação num computador…

 As metas curriculares de educação tecnológica (6º):

  • Acerca da meta: “Conhecer a origem e propriedades dos materiais”

(3) Observação:  ok, no 5º ano é explicado aos alunos a questão das grandezas eléctricas por exemplo, mas isso vai ser explorado no 6º ano? Se for não está descrito.. e porque é que não está? Comprar uma pilha, comprar umas resistências, fazer umas contas por alto usando uma “regrazita” da lei de ohm e trabalhar esses conceitos? Ligar uns leds? Uns piezzos? Juntar a isto um objecto feito em madeira, uma caixa, uma casa… um parque… e porque não construir uma cidade!

 As metas curriculares de TIC (7º):

  • Acerca do objectivo geral: Utilização do computador e/ou de dispositivos electrónicos similares em segurança

(4) Observação: tem existido e vai continuar a existir uma mudança grande ao nível da tecnologia, lá fora, olhando se calhar para os países anglo saxónicos, o uso de tablets em sala de aula é uma realidade que tende a aumentar. O porque de não reflectir isso na sala de aula? Ok.. não existem euros, eu entendo, mas existe existem condições a nível das redes instaladas nas escolas para que os alunos do 7º brinquem com firewall e antivírus? É do interesse dos alunos saberem que na sala de aula existe um PC ao qual eles não têm permissões para abrir as caixas e vasculhar os interiores, e quem sabe aprender a instalar um qualquer sistema operativo? Experimentar os que existem..

  • Acerca do objectivo geral: Explorar diferentes tipos de software

(5) Observação: gosto bastante quando se fala e conversa em sala de aula acerca dos direitos de autor relacionados com o software, mas gostava mais que na sala de aula se desse importância ao uso de software livre. Será que vais ser possível? E a importância da não existência de SO? Isto é, do uso de um browser e aceder aos serviços na cloud? Acho que nesta idade já todos os alunos sabem procurar e jogar jogos on-line..

  • Acerca do objectivo geral: “Navegar de forma segura na Internet:”

(6) Observação: os alunos vão ter permissão nos PCs da escola para “Configurar as funcionalidades de um browser para navegar em segurança na Internet.”?..

Não encontrei nada acerca da partilha de conteúdos on-line, nomeadamente partilha de grandes ficheiros. Porque não explicar uma dos objectivos dos torrents? Compreendo que para algumas pessoas os torrents tenham um signifcado de partilha de conteúdos ilegais, mas existe outro objectivo. Porque não usar isso em sala de aula? No campus da escola?..

  • Acerca do objectio geral: “Criar um documento com texto e objetos gráficos, resultante de trabalho de pesquisa e de análise de informação  obtida  na Internet sobre  um tema  específico  do  currículo,  utilizando  as funcionalidades elementares  de  uma  ferramenta  de  edição  e  produção  de  documentos,  instalada  localmente  ou disponível na Internet”

(7) Observação: neste ponto seria interessante falar que existem diferentes tipos de formatos de documentos de texto, será demais fazer uma demonstração do uso latex?

  • Acerca do objectivo geral: “Criar uma apresentação multimédia original sobre uma temática decorrente do trabalho produzido no subdomínio  “Produção  e  edição  de  documentos”,  utilizando  as  funcionalidades  elementares  de uma  ferramenta  de  edição  e  de  produção  de  apresentações  multimédia,  instalada  localmente  ou disponível na Internet”

(8) Observação: este será sem duvida um dos pontos onde se pode explorar por exemplo uma ferramenta como o scratch ou similar.

Tem existido a tentativa de apresentar, de discutir de trabalhar a ferramentas de programação visual junto de turmas do ensino básico por parte de alguns professores, onde é que está o reflexo dessas opções curriculares no 7º ano? Onde está a continuidade e aprofundamento desse trabalho? Porque é que não está?

As metas curriculares de TIC (8º):

  • Acerca do objectivo geral: “Participar em ambientes colaborativos na rede como estratégia de aprendizagem individual e como contributo para a aprendizagem dos outros, através da artilha de informação e conhecimento, usando plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem”

(9) Observação: uma dessas ferramentas pode ser o moodle? Se for ela já não é explorada no 7º ano porquê? Porquê tão tarde? No 8º ano?

  • Acerca do objectivo geral: “pesquisar informação na Internet, de acordo com uma temática pré-estabelecida”

(10) Observação: este objectivo já não fazia parte do 7º ano? A repetição surge porquê? Ok.. para os actuais alunos que estão no 8º ano e não frequentaram a disciplina de TIC no 7..

  • Acerca do objectivo geral: “Criar um produto original de forma colaborativa e com uma temática definida,  com recurso  a ferramentas  e  ambientes  computacionais  apropria os  à  idade  e  ao  estádio  de  desenvolvimento cognitivo dos alunos , instalados localmente ou disponíveis na Internet, que desenvolvam um modo de pensamento computacional, centrado na descrição e resolução de problemas e na organização lógica das ideias”

(11) Observação: uauuuuuuuuuuuuuuuu Scratch… sim senhora gostei :) mas só agora? Isto merecia um período e podia ser interligado com outros conteúdos multimédia por exemplo.. e sim reforçado com conteúdos de outras disciplinas, pôr os professores a falarem uns com os outros? mas “quem sabe ou alguma vez trabalhou com o scratch que coloque o braço no ar… pois já imagina!”

E foi atirado para canto (opcionais) os conteúdos relacionados com: folhas de calculo, vídeo e criar sítios na internet.

Pelo que compreendi, as TIC vão ser leccionadas até ao 8º ano, e a partir desta altura ou alunos podem recorrer aos serviços que existem ou a espaços na escola para trabalhar nos computadores, mas vai existir alguém nesses espaços para os ajudar? e onde estão as ajudas para construrir e experimentar outras coisas? por exemplo construção de animações 3D? conhecer e experimentar linhas de código? e mais uma vez.. onde está a continuação do trabalho desenvolvido pelos professores do ensino básico relacionados com as tecnologias? sem falar nas várias experiências que alguns se atrevem no ensino pré-básico..  reparei que nas referências bibliográficas de um dos documentos mencionavam com algum orgulho o que a UNESCO, OECD… mas por exemplo, nem uma referência ao trabalho feito por Mitch Resnick e pela Karen Brennan entre outros. Porque é que temos que estar à espera de alguns outros para servirem de exemplo? why?
Gostava também que fosse revista a situação da formação dos Professores.. apoiada e incentivada como deve ser! 

Fontes deste post:
“Metas Curriculares Educação Tecnológica – 2.° Ciclo (5º e 6º)” http://static.publico.pt/docs/educacao/metascurriculareset.pdf 
“Metas Curriculares de TIC – 2.° Ciclo (7º e 8º)”  http://static.publico.pt/docs/educacao/metascurricularestic.pdf

Share Button

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.