Load “”… Obrigado, ZX Spectrum! #ZXSpectrum

Na passada quarta-feira fez 38 anos o ZX Spectrum 48k. Esta foi uma daquelas tecnologias que veio alavancar os momentos de diversão que eu tive quando era mais miúdo. Da lista de memórias ficam os fantásticos e únicos jogos cuja restrita listagem a que dedico um tempo é esta:
Commando, foram horas, muitas horas, em grupo com mais dois amigos (cada um controlava uma acção do jogo) ou em modo solitário, jogo delicioso! Mais tarde surgiu um outro também muito bom de nome Ikari Warriors, mais complexo, cenários mais trabalhados, mas do mesmo género.

Spy Hunter, outro daqueles que motivada pela fluidez e grande dificuldade em ir longe.. era um autentico 007 ;)

Saboteur 1 e 2, só com o mapa é que fazia sentido jogar este jogo, abençoada malta do jornal A Capital que todas as sextas publicavam coisas, e uma dessas sextas foi o mapa do jogo :)

Match Day 1 e 2, era dos poucos jogos de desporto que existia e que eu gostava, a maioria eram sobre desportos norte americanos, mas o ainda dava uns toques no Match Day e ainda queimei as pestanas no segundo, mas entretanto apareceu o Gary Lineker ou então o fantásticos Decathlon, que simulava uma série de desportos, e onde o grande objectivo era fazer uma combinação muito rápida de teclas :)

Manic miner, existiam muitos jogos de plataformas, alguns bons, aliás um muito bom, que vou falar dele mais à frente, mas este o Manic Miner, era especial, os cenários eram diferentes, extremamente coloridos, e a musica que acompanhava era realmente cativante!

Horace goes skiing, deve ter sido um dos primeiros jogos que joguei, e era uma grande aventura descer a colina com grande sucesso. Este jogo fez companhia ao arkanoid, centipede, o Pac Man, a Ms Pac Man, e ouros que eram jogos simples, só que não!

Chuckie Egg 1 e 2, a primeira versão foi dos jogos que acabei no Spectrum e onde era normal voltar ao inicio, com mais dificuldades e voltar a acabar, já sabia, e acho que ainda me lembro, o comportamento de todos os “patos inimigos”, como o jogo Commando, este fez as minhas delicias pelos jogos, já a segunda versão pecou por ser um jogo estranho, nunca o percebi, tentei várias vezes, mas acabei sempre por deixar o jogo a meio de qualquer coisa..

Bomb Jack, Skool Daze 1 e 2, Super Hang-On, R-Type, Renegade do 1 ao 3, o Target: Renegade, Paperboy 1 e 2, Ghosts ‘n Goblins, Lode Runner, Out Run, Chase H.Q., Operation Wolf … entre muitos outros!!

Foram tempos de cassetes, monitores monocromáticos, limpeza de cabeças dos leitores/gravadores com o respectivo cotonete, cassetes de capa amarela compradas numa loja de discos vinil, todas piratas, todas cópias de cópias, e que quando não davam era só ir à loja trocar. Havia também as cassetes onde as capas não eram amarelas mas a cores, mas essas eram mais caras. Tempos depois, descobriu-se que era possivel ter uma cassete de 60 ou 90 minutos com muitos jogos, do lado A e do lado B, só era necessário fazer um índice, marcando o tempo do contador para puxar a cassete para a frente/atrás. Nunca tive problemas em danificar uma fita de uma cassete, o cuidado que eu tinha com este material era enorme, e acabei com uma fantástica colecção!!

Obrigado aos meus vizinhos da frente, o Tiago e o Duarte, por terem aberto as portas para que eu pudesse, e na companhia deles, passar grandes momentos de diversão. O ano passado, 2019, consegui adquirir um exemplar que funciona deste maquinão, já que não foi o meu primeiro, esse foi o ZX Spectrum 128k +2 que ainda o tenho :)

Share Button