Eu sabia.. Eu sabia :)

Este “Eu sabia.. Eu sabia” é relacionado com o ter a certeza que não ia demorar muito tempo para aparecer a circular algo similar :) Que seja então um livro que nos venha mostrar o uso do open hardware com os famosos Legos :)

Com o título de “Make: LEGO and Arduino Projects (Projects for extending MINDSTORMS NXT with open-source electronics)” os autores pretendem utilizar a engrenagem que existe para os Lego NXT e pôr isso tudo a funcionar com o Arduino :) ao invés de se usar o mecanismo que existe e que foi desenvolvido para os Legos. Relembro que um kit do MindStorms NXT 2.0 (ultima versão) custa (360 euros na imagina.pt, sendo que também se encontram outras referências noutras lojas para perto dos 250 euros). A maior parte do custo vai para o controlador e o respectivo equipamento electrónico escondido em algumas das peças de Legos.

Um kit base do Arduino ronda os 54 Euros (sem IVA, na loja inmotion.pt) e é um kit que não fica limitado à utilização exclusiva com os Legos como acontece com a electrónica dos MindStorms :P

O livro parece trazer alguns projectos e algumas ideias, para além de apresentar a board do Arduino e a respectiva programação (via IDE) :) Relembro que o Arduino é uma board open, o que significa que guglando um pouco encontramos várias versões desta board.. desde versões a menos 5 dollars até versões para trabalhar com os telemóveis Android!

book

Disponível antes do Natal de 2012 ;)

mais informações: http://shop.oreilly.com/product/0636920024316.do

Share Button

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.