Hackers: PSP de Bragança deteve dois piratas informáticos sul-americanos

Bragança, 11 Jun (Lusa) – Dois piratas informáticos foram detidos em Bragança por suspeita de desviaram, pelo menos, 250 mil euros de contas bancárias em diversos pontos de Portugal através da Internet, divulgou hoje a polícia.

Os dois “hackers” sul-americanos, com 25 e 26 anos, que se encontram em prisão preventiva, já tinham sido detidos em Abril, em Lisboa, mas foram postos em liberdade continuando a actividade ilícita, de acordo com o comando metropolitano da PSP de Lisboa.

Os indivíduos foram detidos dia 06, em pleno centro da cidade transmontana, na sequência de mandados emitidos pelo Ministério Público (MP), numa operação conjunta dos comandos da PSP de Lisboa, Porto e Bragança.

Os suspeitos foram conduzidos a Lisboa e ficaram em prisão preventiva, depois de sujeitos a novo interrogatório judicial.

De acordo com as autoridades, os arguidos já actuavam em Portugal desde Outubro e terão realizado diversas burlas informáticas através do método conhecido por “phishing”.

O modo de actuação consistia no envio de vírus para potenciais vítimas que, sem se aperceberem, enquanto acediam ao sistema Netbanco, permitiam o acesso e conhecimento dos códigos e passwords, segundo a polícia.

Os dois piratas informáticos utilizam posteriormente estes mecanismos de acesso para transferências interbancárias em seu benefício.

“Os movimentos bancários que os arguidos realizaram em Portugal ascendem aos 250.000 euros, não sendo de descartar a hipótese de novas vítimas virem a ser conhecidas aquando da peritagem aos computadores apreendidos”, refere a fonte da polícia.

Em buscas domiciliárias, as autoridades recuperaram material informático que continha software não detectável ao controlo de antivírus.

A investigação teve início em Fevereiro, na sequência de uma queixa contra desconhecidos apresentada na PSP de Lisboa por um empresário que se queixava de terem acedido à sua conta bancária, através de meios informáticos, e transferido para outras contas 26 mil euros.

A PSP conseguiu apurar o destino do dinheiro e identificar os autores do ilícito que foram detidos em Abril, quando se encontravam num ponto de acesso à Internet no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

Já na altura, foi aprendido diverso material informático, em buscas domiciliaras, alegadamente usado nos crimes.

Presentes a tribunal, os dois suspeitos saíram em liberdade mediante apresentações periódicas às autoridades, entrega de passaportes e pagamento de caução.

“Os arguidos não cumpriram as ordens judiciais e de imediato colocaram-se em fuga para a cidade de Bragança, onde continuaram a realizar ataques a contas bancárias de vários empresário nacionais com negócios em cidades como Castelo Branco, Lisboa, Sintra, Évora, Leiria e Porto”, refere a PSP.

Segundo a polícia, os dois piratas informáticos são também suspeitos da autoria de um crime semelhante, em Bragança, em que um cidadão se queixa do desvio de cinco mil euros da sua conta a prazo numa agência bancária da cidade.

A PSP acredita que “deteve dois perigosos criminosos que, com os conhecimentos informáticos que possuem, poderiam lesar, quer a nível nacional, que a nível internacional, outras empresas e entidades”.

HFI.

Share Button

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.