Arduino Leonardo na pré-escola e no ensino básico (sim?)

O ano passado, ouvi “ao vivo e a cores” o David Cuartielles (Arduino Team) a apresentar o Arduino Leonardo e que ia ser “a board” para colocar nas mãos das crianças, já que iam baixar o preço para que fosse acessível às escolas e/ou crianças adquirirem.  Em comparativo com a board Arduino Uno r3, o preço varia entre 4 e 2 euros (sem iva) e dependendo se queremos a board Arduino Leonardo com os encaixes todos.. Não me parece justificar esta diferença. Imaginemos uma escola que queira comprar 14 boards de Arduino iria gastar 252 euros e com o Arduino Uno R3 280 euros (a diferença entre os dois packs dá apenas para mais uma board Leoanrado e sobram 10 euros, sem IVA)

E pelo que li não me parece que sejam assim tão fantásticas as diferenças para que o Arduino Leonardo entre em força nas escolas. Falta testar e experimentar..
(para todas as cabeças pensantes que por aí andam, eu não acho que o Arduino seja caro, qualquer das versões que existam, deixam a léguas os concorrentes.  Sou fã do Arduino, quer pelo baixo custo e quer pelo espírito open de partilha do conhecimento para toda a comunidade)

Entretanto a equipa do Arduino Team lançou a versão 1.0.1 do IDE com algumas grandes novidades.. para além da inclusão da board Arduino Leonardo surge a versão multi-língua do IDE, onde se inclui a tradução para o português :)
(engraçado como nas traduções surge a versão portuguesa do Brasil e a versão portuguesa de Portugal)

mais informações acerca deste post:
board Arduino Leonardo: http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardLeonardo
guia para uso do Arduino Leonardo: http://arduino.cc/en/Guide/ArduinoLeonardo
Arduino IDE 1.0.1:  http://arduino.cc/en/Main/ReleaseNotes 

 

Share Button

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.