Daily Archives: March 12, 2018

Workshop new media – microbiologia e arte (em Lisboa)

Nas instalações da Faculdade de Belas-Artes da ULisboa a formadora Marta de Menezes vai dinamizar um workshop intitulado “Workshop New Media – microbiologia e arte“. As inscrições são gratuitas mas limitadas e o evento vai decorrer no dia 26 de abril pelas 17h.

“O workshop tem como objetivo explorar as múltiplas possibilidades de abordagens artísticas que podem ser desenvolvidos em relação à arte e Microbiologia em uma situação DIY. Nesta atividade será dada maior importância ao desenvolvimento de arte colaborativa entre projectos artísticos e de microbiologia, onde o artista tem que aprender algumas técnicas laboratoriais, de forma a desenvolver o seu projecto.
Assim, nesta sessão serão realizadas diversas experiências que darão lugar a discussões sobre as questões artísticas, estéticas e éticas levantadas pelo trabalho desenvolvido. Devido à manipulação destes materiais, faremos uma reflexão sobre as questões teóricas e proporcionaremos ainda informação sobre a diversidade de discursos artísticos que utilizam as ciências biológicas como meio.”

+infos(programa): LINK

+infos(inscrição): LINK

Share Button

Leguino: Lego + Arduino (campanha no kickstarter)

Mais uma aventura de um professor no kickstarter. Desta vez a ligação é entre o Lego e o Arduino tendo como resultado o Leguino.

O objetivo é disponibilizar uma série de brick da Lego onde os tradicionais componentes eletronicos já estão escondidos (encapsulados) em peças da Lego. De seguida é só ligar essas pessas através de fios à board principal, programar e brincar.

O software, o Visuino, que se vai usar não me parece que seja muito user friendly e adequando para certas faixas etátias, pois já existem uma série de versões na Web ao estilo do Scratch e afins.

Este não é o primeiro projeto que tenta juntar o melhor dos dois mundos: Lego e Arduino. Para já a campanha está a ter sucesso já que conseguiu os objetivos a que se propôs.. mas ainda faltam 30 dias :) e pode ser que apareçam mais novidades.

+infos(a campanha):  LINK

+infos(Visuino): LINK

Share Button

Palestra de 3D modeling with Potter Draw (em Lisboa)

Amanhã em Lisboa e na MILL (Makers in Little Lisbon) vai decorrer uma apresentação (gratuita) relacionada com a impressão 3D. A MILL tem como convidado o artista Chris Korda que vai usar o software open source Potter Draw.

+infos (MILL numa rede social):  LINK

+infos(o software): https://sourceforge.net/projects/potterdraw/

 

 

Share Button