Monthly Archives: September 2017

Novo projeto no kickstarter da malta da Bare Conductive

A malta da Bare Conductive construiu uma nova campanha para financiar um novo projeto relacionado com o uso de tinta condutora. Desta vez o projeto está relacionado com a construção de um foco de luz que é activado com recurso à famosa tinta condutora.

o kit tem incluído: os três perfis de luzes, um tubo de tinta condutora de 10mn, uma board com as luzes (leds) a “Light Up Board”.

Este apoio é para ajudar com a fabricação da Light Up Board que é o novo produto deles e que para já só está disponível através deste kit.

+infos(a campanha): LINK

+infos(oficial): https://www.bareconductive.com/

Share Button

Processing nos sistemas Android (um novo livro)

Já não ouvia falar de um livro acerca do Processing há muito tempo. Têm saído novas versões de livros mas não um novo. Este novo livro tem de título “Processing for Android – Create Mobile, Sensor-Aware, and VR Applications Using Processing” e foi escrito por Andres Colubri.

Como o título indica o livro vem apresentar a portabilidade da livraria Processing para sistemas Android, onde se podem explorar aplicações para o mobile, trabalhar com os sensores destes dispositivos e até mesmo criar aplicações de realidade virtual (VR). Já existem algumas bibliotecas para o Processing que permitem trabalhar em Android, contudo nem sempre é possivel trabalhar em pleno com as mesmas.. por isso vamos lá ver o que esta trás de novo!

Uma das coisas fixes parece ser a “facilidade” em colocar no Google Play Store as aplicações construídas com uso desta tecnologia, será? será que a Google vai facilitar este arranjo?

O livro vai apenas estar disponivel no final do mês de Dezembro.. até lá é aguardar :)

+infos(oficial): LINK

+infos(acerca do livro): LINK

Share Button

Workshop de Corte a Laser e acerca do CNC (em Lisboa)

O Fablab Lisboa está de volta e com as máquinas de corte a laser aprumadas e arranjadas :)

+infos(a laser): workshops@fablablisboa.pt

+infos(Fusion e CNC): LINK

Share Button

LEGO BOOST 17101 Creative Toolbox

Porquê é que ninguém me avisa sobre estas coisas? Continuando ou voltando atrás para dar vários passos em frente a Lego voltou a atacar o mercado da “róbotica” para crianças. Desta vez com este fantástico kit de nome “LEGO BOOST 17101 Creative Toolbox”

O que é que ele tem de especial? É Lego. E mais? Dá para construir robôs e programar via smartphone ou tablet.. porrinha!! mas isso já se pode fazer com outros da concorrência. Pois já, mas a Lego ainda não tinha apresentado a sua versão e aqui está ela :D

É uma nova geração do famoso produto Lego MindStorms mas com um app para android e IOS!!! só falta colocar a App como open source para surgirem coisas mais interessantes!!! É

O kit incluid: 840 peças de Lego, dois motores electricos (com sensor de rotação), sensor de cor e de distância, módulo de comunicação Bluetooth, sensor titl de três eixos e de luz. A app é das mais comuns nos nossos dias drag and drop!!

+info(design da coisa): LINK

+info(oficial): https://www.lego.com/en-us/boost

+info(manual de instruções): LINK

+info(em Portugal): LINK

Share Button

1º Encontro Movimento Maker (em Leiria)

No próximo dia 16 de setembro vai-se realizar o 1º Encontro Movimento Maker na cidade de Leiria. O evento vai decorrer nas instalações do Politécnico de Leiria Campus 2. A inscrição no evento é gratuita.

+infos(inscrições): LINK

Share Button

Vários workshops relacionados com a fabricação digital (no Fundão)

O Fab Lab Aldeias do Xisto está a dinamizar uma série de workshops acerca da fabricação digital e aberto a todos.

mais informações podem ser obtidas através: telefone: 275 751 365 OU email: fablabax@cm-fundao.pt

+infos(inscrições): LINK
+infos(rede social): LINK 

Share Button

Workshops impressão 3D (no Porto)

nas redes sociais:
Workshop de Impressão 3D – Básico (link)
Workshop de Impressão 3D – Médio (link)
Workshop de Impressão 3D – Avançado (link)
+infos(inscrições): LINK
+infos(oficial): http://www.opolab.com/ 

Share Button

Aprender e construir uma impressora 3D (em Lisboa)

+infos(oficial): http://mill.pt/agenda/
+infos(rede social): LINK

Share Button