Monthly Archives: August 2016

BITalino (r)evolution

bitalinoR

A malta da plux apresentou recentemente uma evolução da placa e sensores bitalino. Para quem não sabe o microcontrolador bitalino permite medir sinais físicos no nosso corpo. A partir da leitura desses sinais existe um potencial enorme para o desenvolvimento de aplicações ou simples monitorização, tudo a baixo custo.

Este sistema não é para substituir qualquer equipamento médico mas sim para disponibilizar a baixo custo sistemas de monitorização que permitem aferir informações sobre determinadas situações/condições do nosso corpo.

Esta actualização tem como principais referencias: o dobro do acessórios, sensores mais pequenos, e um conjunto novo de acessórios complementares.

+infos (oficial): http://bitalino.com/

 

Share Button

Pi Cap para o Raspberry Pi

Pi cap

A malta do Bare Conductive vai disponibilizar em breve um extra para o Raspberry Pi, o Pi Cap que vai permitir ligar a tinta condutora ao Raspberry Pi ou então simplesmente utilizar para criar interfaces com o Raspberry Pi.

+infos(mais informações): LINK

Share Button

Museu dos videojogos em Portugal (em Oeiras)

museu

No passado dia 16 de julho foi inaugurado o primeiro Museu dos videojogos em Portugal, mais concretamente em Oeiras no espaço Fundação Marquês de Pombal.

Este é um local onde temos a oportunidade de ver e jogar em consolas de outras gerações. A colecção apresenta consolas, videojogos, jogos não digitais e permite que se possam experimentar algumas arcades com outros jogos de outros tempos.

Esta imagem (em baixo) faz-me recordar os velhos tempos em que tive a minha primeira placa de som, que foi também da creative, não foi a PRO que era mais cara.. mas era poderosa :)

museu4

Mário Tavares, a empresa Chipping e a Fundação Marquês de Pombal colaboraram em conjunto para que este espaço surgisse em Portugal e para o publico em geral.

Este espaço está aberto às quartas para as escolas e aos sábados para o público em geral.

Eu tenho um destes (ver imagem em baixo) é um ZX Spectrum 128k +2, muitas cassetes foram lidas e jogadas neste maquinão. Neste não, mas no meu, já que neste tive oportunidade de jogar o Chuckie egg 1 :)  e fiquei em primeiro no TOP :)

museu3

Apesar de ter sido um dia com muito sol e estava algum calor, o espaço é deveras convidativo. É um museu livre, não é só olhar, podemos realmente tocar e jogar em algumas das consolas.

Recomendo e vou voltar.

+infos(pagina oficial): http://www.nostalgica.pt/

+infos(reportagem video): LINK

Share Button

livro: Raspberry Pi IoT Projects Prototyping Experiments for Makers

Mais um livro por onde passar os olhos: “Raspberry Pi IoT Projects Prototyping Experiments for Makers” de John Shovic
Raspberry Pi IoT Projects Prototyping Experiments for Makers

+infos(oficial): LINK

Share Button

TECHDAYS 2016, call for makers (em Aveiro)

ackaveiro.org

O evento TECHDAYS 2016, dinamizado pelos elementos do espaço Hack’Aveiro, está à procura de makers que queiram mostrar os seus trabalhos junto da comunidade. O evento vai decorrer entre os dias 15 e 17 de setembro em Aveiro, e não pretende juntar apenas profissionais mas também aqueles que estão a começar estas actividades de making :) (inventores, artistas, hackers, …)

Para já o pedido de participação ainda decorre.. mais tarde o programa final.

+infos(chamada de makers): https://hackaveiro.org/2016/08/call-makers-techdays-2016/

Share Button

CRU SUMMER CAMP, festival de workshops (no Porto)

cru-summer-camp

O espaço de COWORKING de nome CRU Cowork na cidade do Porto vai realizar um summer camp com acesso a diversos workshops a baixo custo. Esta é a terceira edição do CRU SUMMER CAMP e que conta novamente com uma diversidade de workshops em diferentes áreas para além da possibilidade de estabelecer contactos e do convívio :)

Da lista das areas propostas para os workshops constam:
bordado
caligrafia
cerâmica
cianotipia
electrónica
encadernação
hortas urbanas
instagram
laboratório fotografia
manutenção de bicicletas
marketing digital
pão artesanal
papel marmoreado
reciclagem mobiliário
serigrafia
serigrafios
sobremesas saudáveis
tecido acrobático
tricot

O evento é no fim de semana de 27 e 28 de agosto. É necessário proceder à inscrição previamente já que os lugares são limitados.

+infos(summer camp): http://cru-cowork.com/crusummercamp2016/

Share Button