Monthly Archives: October 2015

Como vai ser o natal 2k15? :P

Começam a surgir online algumas sugestões de boas prendas de natal :D

Da alemanha até surgem coisas nices:

Mini Arcade with 5,6″ TFT for Raspberry Pi A und B

 

+infos(oficial): LINK

Da malta do Arduino:
Arduino Board 101

+infos(oficial): LINK

e equivalentes:

SparkFun Touch Potentiometer

+infos(oficial): LINK

Raspberry Pi 2

+infos(loja): LINK

Na loja Maker Shed (http://www.makershed.com/) surgem:

The Marble Machine (Solar Powered)

+infos(Marble): LINK

Cupcade: Raspberry Pi B Micro Arcade Kit

+infos(Cupcade): LINK

e o Gamming :P

StarCraft II: Legacy of the Void PC

+infos(compra): LINK

Share Button

Lisboa games week 2015


Nos próximos dias 5 a 8 de novembro, na FIL, parque das nações em Lisboa vai decorrer a “Lisboa games week 2015”. Para além da possibilidade de experimentar as ultimas novidades das consolas, incluindo os óculos de realidade virtual da PS4, vai ser possível jogarrrrrrrrrr :)

Vão lá estar várias empresas portuguesas a apresentar os seus jogos e vai ser também uma excelente oportunidade para conversar com os seus autores.

+infos(oficial): http://lisboagamesweek.fil.pt/

 

 

 

Share Button

Workshop de introdução à robótica com o Visualino (em Coimbra)

visualino

O Condomínio Criativo vai promover um workshop de introdução à programação de robots :) A data do evento é 31 de outubro, em Coimbra, Casa Das Artes Da Fundação Bissaya Barreto.

“O Visualino (http://visualino.cc) é uma plataforma visual de programação genérica para Arduino desenvolvido integralmente pela Artica (não confundir com o homónimo http://visualino.net/, baseado em scratch). O paradigma de programação de árvores de comportamentos (behaviour trees) é utilizado na industria de jogos para definir e programar comportamentos e inteligência artificial em agentes autónomos.
O Visualino oferece uma alternativa à programação para computação física através do paradigma das árvores de comportamentos. Os programas são criados construindo uma árvore, onde os diferentes comportamentos e condições podem ser processados em paralelo ou em sequência. Todas as configurações são feitas visualmente, adicionando os nós desejados à árvore e configurando-os através de menus. A interface mostra feedback instantâneo da árvore durante a execução, sendo possível ver sempre o estado de cada nó.
Este workshop serve de introdução ao Visualino e à lógica de programação, incluindo a componente prática de observar os comportamentos programados nos robôs.
Para um bom funcionamento do workshop, serão disponibilizados robôs Farrusco e Gyro da Artica (http://artica.cc/).”

+infos(inscrição): https://www.facebook.com/events/476199322559277/

+infos (o Condomínio): http://www.condominiocriativo.pt/

Share Button

Workshop, Build Your Own 3D Printer (em Lisboa)

A Leds and Chips vai dinamizar, a 7 e 8 de novembro, um workshop para a construção de uma impressora 3D (a Prusa i3). Para além da construção vai ser possível aprender a usar esta impressora e todas as temáticas relacionadas com a manutenção e a impressão de modelos.

+infos(inscrição): LINK

Share Button

“Introduction to programming for the visual arts with P5.JS” (curso online)

p5js

Vai começar em Novembro um curso on-line bastante interessante, relacionado com o uso do Processing, neste caso com o Processing para a web, mais concretamente fazer uso da biblioteca P5.js. É uma introdução ao uso de programação nas Artes, neste caso com uma biblioteca para a web. É destinado a todos, mesmo aqueles que não têm conhecimento de qualquer linguagem de programação.

Os professores vão ser Chandler McWilliams, Casey Reas e Lauren McCarthy, sendo que é de referir que Casey Reas é um dos “pais” da linguagem processing. :)

+infos(inscrição): LINK

+infos(P5.js): http://p5js.org/

Share Button

Paremos de reciclar e comecemos a reparar: Repair Session #1 (em Coimbra)

repair sessions

“A primeira Repair Session na Oficina da Casa das Artes Bissaya Barreto será dedicada ao gira-discos. Baseada no “Repair Manifesto”, desenvolvido pela holandesa Platform21, tem como princípio a valorização dos objectos pela sua capacidade de os reparar e não de os descartar.
Quem tiver um gira-discos ou outros pequenos aparelhos de áudio a precisar de um arranjo, deve juntar-se a esta sessão de reparação colectiva, onde a partilha e a ajuda são as principais ferramentas. Estarão presentes o Tiago Serra, o Nuno Farinha e o Nuno Ferreira como facilitadores prontos a identificar formas de resolução de problemas, no imediato ou para futuro.
Os participantes devem oferecer um contributo para a continuidade das repair sessions: em valor monetário ou mesmo umas ferramentas ou utensílios para a nossa oficina crescer.”

É já amanhã dia 17 de outubro entre as 10h e as 18h, na Casa das Artes Bissaya Barreto, “ao pé da estátua do papa”!

+infos(inscrição): https://www.facebook.com/events/1657940127753016/

+infos(pagina oficial): http://serratiago.wix.com/repairsessions

+infos(Platform21): http://www.platform21.nl/

+infos(Repair Manifesto): http://www.platform21.nl/page/4360/en

Share Button