Monthly Archives: September 2015

Zach Lieberman, an A plus plus grade Workshop

PLUNC - New Media and Digital Art Festival

No passado sábado decorreu em Lisboa um workshop intitulado “Drawing ++”, dinamizado pelo Zach Lieberman, no âmbito da sua participação no festival Plunc.

Este workshop permitiu conhecer este artista que tem desenvolvido muito do seu trabalho com o Open Frameworks. Esta sessão para além de ter possibilitado o contacto com ele, permitiu perceber algumas das suas influências no que se refere ao desenho dos seus sketchs, bem como as soluções técnicas que ele tem apresentado nesses trabalhos.

Zach Lieberman

Os meus parabéns a quem se lembrou de trazer este artista a Portugal e que permitiu ouvir um pouco do que ele tem para contar. Soube a pouco.. mas gostei.

+infos(festival): http://www.plunc.pt/

+infos(Mr. Zach): https://twitter.com/zachlieberman

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No kickstarter: “New AMIGA 1200 Cases”

Para quem gosta de computadores e consolas retro aqui está um projeto para os fãs do Amiga 1200 :) a possibilidade de juntar uma caixa/teclado desta máquina com um raspberry pi:)

Amiga 1200 cases

mais infos só no kickstarter

infos(): LINK

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THU, Trojan Horse Was a Unicorn (evento de e para artistas digitais) (em Tróia)

Vai decorrer esta semana em Tróia o festival Trojan Horse Unicorn (THU), que reúne um grupo alargado de pessoas que estão relacionadas com a animação, desenvolvimento de videojogos, arte conceptual, 3D, VFX e computação gráfica.. Este evento que decorre em Tróia entre 15 e 19 de Setembro.

Para além da possibilidade de ouvir e conversar com uma série de profissionais, vão decorrer vários workshops práticos relacionadas com os mais diversos temas. Além disto, vão estar presentes algumas e grandes empresas que vêm a Portugal recrutar!!

É sem duvida uma excelente possessibilidade de passar uns bons últimos dias de férias :)

+infos(oficial): https://trojan-unicorn.com/

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Game Developer Camp 2015 em Portugal

Ontem dia 12, decorreu em Lisboa, no parque das nações, o evento Game Developer Camp 2015. Este evento na casa do “lobo mau” Microsoft, contou com vários espaços de palestras e de mostra de videojogos desenvolvidos por portugueses. Apesar de ter sido esta a principal empresa que patrocinou o evento, a totalidade dos videojogos que vi pertencem ao mundo dos independentes. Estes foram e são desenvolvidos pelos quase 100 estúdios que existem espalhados por Portugal, em que alguns dos videojogos são feitos nos “tempos livres”.

Tive o prazer de conversar com alguns dos artistas que desenvolvem videojogos bem como de ouvir outros tantos que trabalham nesta industria (em Portugal e lá fora).

Destaco alguns que fizeram parte da minha escolha de “palestras” e que foram:

Oscar Clark, que falou para além do gosto que tem em jogar videojogos, conversou e mostrou bastantes tópicos relacionados com a implementação de estratégias para se ganhar dinheiro com os videojogos.

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Luís António, apresentou o seu percurso profissional nos últimos 10 anos, onde se destaca o seu grau de satisfação por estar neste momento a trabalhar num estúdio independente.

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e Miguel Rafael, em forma de velocidade furiosa, apresentou um dos jogos que o estúdio a que pertence tem estado a desenvolver. O tema da sua apresentação foi “Pain is good – Level design for action games”, onde retratou o processo de desenvolvimento de níveis.

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Questão interessante e que ficou no ar, é necessário que estes estúdios (indi), que contam com gente que se apaixonou pelo que faz, tenham uma visão empresarial do produto que querem lançar no mercado. Neste momento são quase uma centena da “stores” onde se podem disponibilizar videojogos, e as de topo, têm milhares de jogos, que por muito esforço que fosse feito individualmente, neste momento, nenhum de nós os conseguia jogar a todos. Assim é importante que estes estúdios sejam apoiados e que os indivíduos que os constituem tenham o acesso às ferramentas necessárias para terem sucesso com o que desenvolvem. Afinal a industria dos videojogos é a mais lucrativa de todas a nível mundial.

+infos(oficial): http://www.thegamedevcamp.pt/
+infos(estúdios em PT): http://aka.ms/ptgamestudios2015
+infos(Oscar Clark): https://twitter.com/athanateus
+infos(Luís António): http://artofluis.com/
+infos(Miguel Rafael): http://tioatum.com/

 

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Workshops PLUNC (em Lisboa)

PLUNC FESTIVAL 2015

O festival PLUNC vai arrancar em breve e para já fica a listagem dos vários workshops que vão ser dinamizados durante o mesmo :) As inscrições estão ABERTAS!

WORKSHOPS PLUNC

_Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL)_
Hack the oceans
Formadores/Artistas: Benjamin Gaulon, Sebastian Muellauer
FBAUL – Espaço Protótipo, 21, 22, 23 e 24 de Setembro: 14h – 20h
(Inscrição: 45€)

Introdução à Computação Física com Arduino
Formadores/Artistas: Maurício Martins e Tiago Rorke
FBAUL – Espaço Protótipo, 25 de Setembro: 11h – 13h e 14h – 18h
(Inscrição: 35€ | Arduino workshop kit – compra opcional: +50€)

Humans, Objects, and the Future of Touch
Formadores/Artistas: Alex Rothera e Alessandro Bertelle
FBAUL – Sala: 3.07, 26 e 27 de Setembro: 14h – 18h (Inscrição: 25€)

Drawing++
Formadores/Artistas: Zach Lieberman
FBAUL – Espaço Protótipo, 26 de Setembro: 14h – 17h (Inscrição: 15€)

Introdução ao Piccolo e CNC (Computer Numerical Control)
Formadores/Artistas: Maurício Martins e Tiago Rorke
FBAUL – Espaço Protótipo, 27 de Setembro: 13 – 18h30 (Inscrição: 35€ |
Piccolo workshop kit – compra opcional: + 100€)

_FabLab Lisboa_
Paperbots
Formadores/Artistas: Isabel Paiva
22 e 23 de Setembro: 16h – 20h (Inscrição: 30€ adultos, 20€ crianças)

+infos(inscrições): As inscrições  deverão ser feitas através do envio de um email para info@plunc.pt, indicando o workshop que se pretendem inscrever, assim como uma pequena bio. Número de participantes limitado.

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Fim de semana com vários workshops (em Lisboa, parque das nações)

Nos próximos dias: 19 e 20 de setembro vão ser dinamizados vários workshops associados ao evento Maker Faire Lisboa 2015.

Da lista de workshops consta:
Introdução a Impressão 3D – Desde a modelação a impressão
Iniciação à Soldadura
Workshop de Introdução ao Arduino
Introdução ao Piccolo e CNC
Sistemas hidropónicos open-source
Workshop de Seguidores Solares
Como construir o teu multicopter
Introdução a Robótica e as plataformas abertas (open-source) com bq PrintBot)
Introdução ao Arduino e Soldadura
Introdução ao Visualino
Workshop Circuitos em Plasticina
Iniciação à gravação e fabricação de PCBs
Design de Tecnologias Wearable para Performance Expressiva e Musical
Introdução a plataforma Arduino com Autodesk 123D Circuits
O Robot Ajuda!
Rip Mod Fab

Para além de poder participar nestas formações existe também a possibilidade de visitar o espaço da feira e conhecer muitos dos makers que fazem coisas em Portugal. Para além dos makers também vão estar no evento algumas das empresas e colectivos que têm ajudado e colaborado com a comunidade :)

ah e é tudo GRATIS!!!

+infos(oficial): http://makerfairelisbon.com/

 

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Vários workshops no LCD (em Matosinhos)

O LCD tem programado para este e para os próximos meses alguns workshops nas instalações do LCD em Matosinhos. Este vão decorrer maioritariamente durante a semana e em horário pós-laboral.

Aqui fica a lista:
Laboratório Aberto
Workshop Controlo de Versões com GIT
Workshop de Aplicações Móveis com Ionic
Workshop de Comunicação com WebSockets
Workshop Gulp – Frontend Development Workflow
Workshop de Electrónica e Arduino
Workshop de Android SDK
Workshop de Corte a Laser
Workshop de Introdução ao AngularJS
Workshop Python para não programadores
Workshop Linux como posto de trabalho
Workshop como montar servidor LAMP numa VPS
Workshop JavaScript para não programadores
Workshop de Internet of Things

Para além dos workshops existe a possibilidade de frequentar semanalmente o espaço de oficina aberta a toda a comunidade.

+infos(o LCD): http://labcd.org/

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