Monthly Archives: May 2015

Sporting ganha a Taça de Portugal 2014/2015!

Equipa inicial do Sporting CP (D-E segunda fila), William Carvalho, Andre Carrillo, Slimani, Paulo Oliveira, Ewerton e Rui Patricio. Primeira fila (D-E), Nani, Cedric, Adrien Silva, Jefferson e João Mário, momentos antes do inicio da final da Taça de Portugal contra o Sporting CP, disputada no estádio do Jamor, em Oeiras, 31 de maio de 2015. MIGUEL A. LOPES/LUSA
Equipa inicial do Sporting CP (D-E segunda fila), William Carvalho, Andre Carrillo, Slimani, Paulo Oliveira, Ewerton e Rui Patricio. Primeira fila (D-E), Nani, Cedric, Adrien Silva, Jefferson e João Mário, momentos antes do inicio da final da Taça de Portugal contra o Sporting CP, disputada no estádio do Jamor, em Oeiras, 31 de maio de 2015. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Taça de Portugal 2015!

+infos: http://www.sporting.pt/

 

Share Button

A “Lisbon Maker Faire” regressa em Setembro

maker_n

Vai estar de volta o evento “Lisbon Maker Faire” nos dias 18, 19 e 20 de Setembro na zona da Expo, mais concretamente no Pavilhão do Conhecimento e Ciência Viva.

+infos(site oficial): LINK

Share Button

Ele era o Arduino mas agora é o Genuino!

genuino

Parece que o grupo de makers que se mantém fiel ao Arduino (Arduino Team) vai alterar a brand do Arduino nos USA para Genuino e com isso vai surgir a board Genuino que provavelmente se vai tornar na brand para sempre desta nova Team. O nome deste open source teve que ser alterado para que se mantenha para sempre open source e para evitar conflitos com o uso do nome

arduino-team

Com o conflito interno com um dos elementos (o Gianluca Martino, dono da fábrica em Itália que produzia os arduino e que juntou a um tal de Federico Musto), face ao registo de nomes internacionalmente..  a outra parte do grupo ficou unida e vai levar para a frente o Genuino :) “Genuine interest in the community, Genuine values!!”

+infos: ver a o video com a entrevista :P

+infos(uma pouco da historia): LINK

+infos(as novidades em texto): LINK

 

Share Button

Workshop de Programação e Criação de Videojogos com Scratch (Palmela)

Workshop de Programação e Criação de Videojogos com o Scracth dia 22 e 23 de Maio para os lados de Palmela.. 10986502_391905977661630_5743245707084742778_n

 

+infos(inscrições): http://www.makerspace.pt/

Share Button

Campus Party Europe 4 (no oPorto)

Image7

No próximo dia 14/maio vai ser apresentada a quarta edição do Campus Party Europe cuja quarta edição vai decorrer na cidade do Porto :) entre os dias 16 e 20 de setembro.

A Campus Party Europe é um evento que permite juntar num único espaço campistas e palestrantes que vão falar sobre jogos, robótica, ciência, cultura e entretenimento digital. Para além das conferencias vão decorrer eventos relacionados com workshops e concursos :) Uma espécie de festival de fim de verão mas com tecnologia!

+infos(oPorto): http://portugal.campus-party.org/

+infos(campus-party): http://www.campus-party.org/

Share Button

Arduboy .. consola modo arduino :)

9831db7b53a4481d6001d2009889d229_original

Para quem gosta de jogar, de consolas portáteis e de construir os seu jogos em modo Arduino IDE.. O Arduboy é uma “consola portátil” pouco maior do que um cartão portátil, que permite jogar jogos e criar. Já tem um repositório de 200 jogos e a hipótese de começar a programar via IDE do Arduino.

+infos(oficial): http://www.arduboy.com/

Share Button

Programação por blocos do arduino (versão Scratch)

Ontem a malta do arduino publicitou uma extensão para uma versão de programação por blocos do arduino, tendo por base o que é feito com o scratch 2.0

Isto de programar por blocos não é novidade, já existem no mercado uma série de alternativas, umas livres outras nem por isso (são pagas).

Apesar disso são boas noticias e espero que reconheçam o esforço prévio da malta do mBlock que já tinha a versão do scracth 2.0 que permite programar o arduino através da correspondência de blocos

Image1

 

e0d02205a242a7ca33321765eb865e6b_original

Mas.. que venha mais uma versão, que se mantenha open, e que mais partilhem :)

+infos(sobre a extensão): http://khanning.github.io/scratch-arduino-extension/

+infos(a extensão do Arduino para o Scratch): http://scratchx.org/

+infos(mBlock):http://mblock.cc/

 

Share Button

Makey Makey GO (a versão mini do Makey Makey)

unnamed

Começou hoje uma campanha no kickstarter relacionada com o Makey Makey. O Makey Makey é um micro controlador que permite ligar quase tudo ao PC sem qualquer necessidade de programar.. já tem predefinido o uso da tecla do espaços, o clique com o teclado ou as teclas de cursor.

Esta nova campanha é para o Makey Makey Go, que é uma versão mais compacta, em formato de PEN USB e que faz mais do mesmo. É uma excelente oportunidade para adquirir a baixo custo este equipamento.

893527436145a1f016b54808e1b86c3f_original

+infos(campanha): LINK

+infos(makeymakey); http://makeymakey.com/

Share Button

Workshop Robótica com Arte (Lisboa)

png

A robótica é uma área multidisciplinar que reúne a engenharia, a tecnologia e o design. Propomos construir robots que se deslocam e que alteram a sua rota sempre que encontrem um obstáculo. Descobrir conceitos técnicos e práticos, fazer montagens e programar de forma lúdica. No fim teremos criado algo divertido e com personalidade própria.

1 sessão diária de 2ª a 6ª a partir de 22 Junho a 10 Julho, das 14h às 17h.
Destinatários: 14 – 19 anos
Gratuito
Necessária marcação:
Tlf: 21 311 0990
Mail: lpires@inete.net
Local: INETE – Instituto de Educação Técnica
Travessa da Escola Araújo, 15
1169 – 148 Lisboa

Share Button

Workshop Esculturas Generativas (Caldas da Rainha)

2015.05.16-flyer_frente-770x1092

No próximo dia 16 de maio vai ser dinamizado pelo André Sier um workshop intitulado Workshop Esculturas Generativas. As aplicações que vão ser usadas vão ser o processing e o openframeworks, acompanhados de uma impressora 3D.

Eu vi um pouco deste trabalho na mini maker faire de Lisboa o ano passado, e também já tive a oportunidade de assistir a várias sessões dinamizadas pelo André Sier. É sem duvida uma referência na arte de usar o processing para criar arte e também o openframeworks. Recomendo sem duvida este workshop.

+infos(inscrições): LINK

+infos(“estudio”): http://s373.net/

+infos(portfolio): http://andre-sier.com/

Share Button

Curso de Programação Criativa com Pure Data (Lisboa)

Vai decorrer no próximo dia 14 de maio e seguintes uma formação de 20 horas exclusiva com pure data :P

“OBJETIVOS
Fornecer conhecimentos básicos sobre programação visual;
Implementar técnicas de edição e geração de áudio e vídeo digital;
Utilizar técnicas de comunicação wireless, MIDI, OSC entre máquinas: computadores e smartphones;
Produzir aplicações multimédia de interacção áudio/vídeo;”

+infos(pagina): LINK

Share Button

Workshop corte a laser (Coimbra)

Workshop-Corte-Laser_23-05-2015

No próximo dia 23 de maio no Fablab Coimbra vai decorrer um workshop relacionado com o corte a laser. Introdução, desenho e uso da maquina de corte a laser vão ser as temáticas que vão ser abordadas. Será uma boa oportunidade para conhecer o potencial desta fabulosa máquina! (quero uma máquina destas)

+infos(inscrições): LINK

 

Share Button

Finalmente a versão Web e oficial do IDE Arduino!

Blogpost_f8

Finalmente, (não é bem finalmente já que só vai estar disponível para meados de junho/julho) a possibilidade de ligar o arduino e programar através do browser ao mesmo tempo que se pode ter o detalhe do desenho da montagem física.

Ontem, a Arduio Team anunciou a disponibilização de mais uma fantástica ferramenta de nome “Arduino Create” a versão cloud do IDE tradicional do arduino, com múltiplas funcionalidades. Para além da tipica programação, vai permite guardar os sketch na cloud e obter o diagrama, tudo na mesma aplicação, tudo no mesmo local. Óbvio que vai ter outro potencial que é o share e criar comunidades dentro da comunidade.

+infos(blog): http://blog.arduino.cc/2015/05/05/sneak-peak-arduino-create/

Share Button

evento PORTUGAL 3D 2015 (Trofa)

No próximo dia 12 e 13 de maio vai decorrer na Trofa um evento relacionado com a impressão 3D. Do programa constam palestras, demos e workshops relacionados com a temática da impressão 3D para além do lançamento da plataforma Portugal 3D. A participação é gratuita mas com lugares limitados.

+infos: http://www.portugal3d.pt/

Share Button