Monthly Archives: February 2015

Guardado numa gaveta..

As coisas que encontramos quando abrimos gavetas de outros. Guardado numa gaveta ninguém dá nada por ele..  mas eu gostei dele :)

Programação em linguagem C

e os detalhes onde foi impresso :P

Programação em linguagem C

segunda edição de 1989 uhhh Viseu uhhhh :)

+infos: numa gaveta local :P

 

Share Button

Olha mais uns quantos livros nices..

mais uns quantos que já por aí andam a circular..

soft circuits

Soft Circuits: Crafting e-Fashion with DIY Electronics por Kylie Peppler, Melissa Gresalfi, Katie Salen Tekinbaş e Rafi Santo (a ler)

+infos(preview): LINK
+infos(editora): LINK

Building Open Source Hardware DIY Manufacturing for Hackers and Makers

Building Open Source Hardware: DIY Manufacturing for Hackers and Makers por Alicia Gibb (a ler)

+infos(preview): LINK
+infos(editora): LINK

Make: JavaScript Robotics: Building NodeBots with Raspberry Pi, Arduino, and BeagleBone por Backstop Media, Rick Waldron e outros

Make: JavaScript Robotics: Building NodeBots with Raspberry Pi, Arduino, and BeagleBone por Backstop Media, Rick Waldron e outros (a ler)

+infos(preview): LINK
+infos(editora): LINK

Make a Raspberry Pi-Controlled Robot

Make a Raspberry Pi-Controlled Robot – Building a Rover with Python, Linux, Motors, and Sensors por Wolfram Donat (a ler)

+infos(preview): LINK
+infos(editora): LINK

Make_ Raspberry Pi and AVR Projects

Make: Raspberry Pi and AVR Projects Augmenting the Pi’s ARM with the Atmel ATmega, ICs, and Sensors por Cefn Hoile, Clare Bowman, Sjoerd Dirk Meijer, Brian Corteil, Lauren Orsini (a ler)

+infos(preview): LINK
+infos(editora): LINK

 

Share Button

Voltera: imprimir um circuito..

Este projeto recebeu os fundos necessários em apenas 35 minutos.. uau. Neste momento e por 1500 dollars (já com portes) é possível comprar esta impressora que imprime circuitos prontos a serem usados e que ajuda na parte da solda dos componentes. QUERO UMA! :P
O fácil que vai ser de desenhar um circuito e começar a usar, e o soldar.. Para já as “placas” onde vai ser impresso o circuito vão ser compatíveis com o arduino e  funcionam como shields.. mas os criadores prometem que vai haver uma evolução destas placas.

+infos(campanha): LINK

+infos(videoAbout): https://www.youtube.com/watch?v=5YMJrhG6Aos

+infos(): http://www.voltera.io/

Share Button

O C&C faz 20 anos… estou velho!

Command and conquer

Porrinha, devo ter sido dos primeiros a jogar este jogo em PT, ainda no tempo em que trocavam jogos com anúncios em jornais e através de um clássico de nome e-mail e rede IRC.. damm

O Command and Conquer é para mim um dos melhores jogos de sempre, do estilo RTS, ganhei muitas horas a jogar com os GDI e com os Nod.. uauuu Kane no seu melhor! Dois CDs, cada um com uma das facões e vídeos soberbos entre níveis do jogo, algo banal nos dias que correm mas na altura trouxe uma dinâmica soberba ao jogo .

Por detrás deste e de outros jogos do género o fantástico estúdio da “Westwood Studios” que alguns anos mais, tarde, uns 14 acho, foi comprada pela EA que simplesmente destruiu o que foi feito de bom.

Mas Westwood está de volta com um novo jogo, ainda no modo beta testing de nome Victory Command. Não tive ainda hipótese de testar, mas como é online não devo gostar, já que depende de estares inscrito num servidor e bla bla bla.. mas não deixa de ser uma construção interessante dentro do género do RTS.

Victory command

+infos(1a reportagem): http://bennet.org/blog/tiberian-origins/

+infos(CnC): http://www.commandandconquer.com/

+infos(westwood): https://www.facebook.com/westwoodstudios

+infos(VC): http://www.victory-command.com/

Share Button

Tá dito: aceito como prenda o novo Raspberry Pi 2

raspb2

Ficou disponível há poucos dias a mais nova versão do Raspberry, o Raspberry Pi 2. Pelo que percebi é uma placa que promete mais do mesmo MAS mais rápido… 6 vezes mais rápido que as versões anteriores (soberbo para usar como centro multimédia através do XBMC), com 1 giga de ram e mais pins para ligar ao mundo exterior e poder desta forma fazer o mesmo do que o arduino :P O layout da board é similar à versão anterior (versão B) sendo que por isso todos os acessórios e coisas mais são 100% compatíveis. Ah e existe uma versão do windows 10 para isto.

+infos(oficial): http://www.raspberrypi.org/raspberry-pi-2-on-sale/

+infos(lojaPT): http://www.inmotion.pt/store/raspberry-pi-2

+infos(win10Rasp2): LINK

 

Share Button

Workshops muito interessantes (arduino e impressão 3D)

Vai começar 2015 :) para já dois workshops super interessantes para os lados de “Lisboa”. Um acerca do arduino e o outro sobre a impressão 3D.

CSEduino

O primeiro é sobre a construção de uma board de arduino, o CSEduino (que fica para ti), onde se inclui uma introdução à electrónica, soldar… e o segundo é sobre a impressão 3D, sobre a montagem da TUA impressora 3D e no final imprimir modelos 3D :P

Build Your Own 3D Printer

Cuidado que os lugares são limitados e os preços mais em conta são apenas para quem se inscrever cedo.

CSEduino – Datas: 28 fevereiro e 1 de março
impressão 3d – Datas: 14 e 15 de março

+infos(impre3D): http://ledsandchips.com/Home/workshops/

+infos(arduino): http://altlab.org/2015/02/03/workshop-constroi-o-teu-cseduino/

Share Button

GinSing (uma shield para o Arduino)

GinSing

Aqui está uma shield para o Arduino dedicada à sintetização de som. Para quem gosta do género pode comprar o pack e fazer a montagem (soldagem) e no final ter um extra para manipular som em tempo real ou construir novos sons a partir de algo previamente guardado.

GinSing

+infos(oficial): http://www.ginsingsound.com/

Share Button

Make: Getting Started with Arduino: The Open Source Electronics Prototyping (3ª edição)

Getting start with arduino

Já está no mercado a 3ª edição do livro Getting Started with Arduino. A primeira edição deste livro foi onde li (oficialmente) acerca do Arduino e sobre um pouco da história sobre o porquê do uso do Arduino. Neste momento já temos no mercado uma edição revista, dessa primeira edição, e com referências a mais experiências bem como desafios que são explicados com algum nível de detalhe e que são do interesse de quase “todos”.

O livro tem cerca de 240 páginas, é quase um formato de bolso, e está dividido em nove secções:

a primeira: é a introdução, com o destaque para o physical computing

a segunda: surgem breves “descrições” sobre as temáticas de prototyping,Tinkering, patching, circuit bending, junk, hacking e colaboração. Todos estes temas têm um relação directa não só com o arduino mas com aquilo que o arduino veio reforçar e dinamizar um pouco por todo o lado

a terceira e a quarta: começa por uma apresentação sobre a placa de arduino e do IDE que é utilizado, seguido dos exemplos e explicações sobre temas relacionados com o Arduino como é o caso da electricidade e a facilidade de construção de combinações que um determinado circuito pode ter

a quinta e sexta: começar por ser apresentado o conceito de PWM (modelação de sinal eléctrico) e outros conceitos, seguido da apresentação da versão leonardo do arduino. Além do código surgem também figuras a mostrar a montagem física (como na quarta secção).

a sétima: surge o conceito de cloud, e onde se fala da comunicação do arduino com o IDE do processing.. é bem :)

a oitava: que tal usar o arduino com o jardim? :) uso do arduino e sensores para controlar a rega do jardim de casa, já tinha lido sobre experiências e uso do arduino para controlar a rega no modo de “férias” e aqui surge um reforço dessa utilização.  Surge também o conceito e explicação do uso do relay e da construção de um circuito fixo, ao invés de se utilizar uma placa de montagem.

e a nona: é a ultima secção onde surge um revisão dos possíveis problemas que podem surgir :P

o que eu gosto mais:
simplicidade nas explicações, desenhos suficientemente claros, para se entender o que é necessário. Preço

o que eu menos gosto:
Podiam explorar outros conceitos mais teóricos. Figuras com cores, para mostrar como se fazem as ligações correctamente. Existem outros livros no mercado com outros exemplos. A ênfase aqui é mesmo de apresentação e introdução, apontando sempre para os exemplos que estão no IDE do arduino.

+info(gbooks): LINK

Share Button

Solarbotics

Gostei da ideia, quero replicar :)

+infos(Solarbotics): LINK

Share Button