Category Archives: IDE

Prototyping Interfaces – Interaktives Skizzieren mit vvvv (o livro)

O livro Prototyping Interfaces – Interaktives Skizzieren mit vvvv, dos autores Jan Barth, Roman Stefan Grasy, Jochen Leinberger, Mark Lukas, Markus Lorenz Schilling, conta com mais de 300 páginas onde se mistura a aprendizagem acerca do software VVVV e do Arduino. Vários dos capitulos apresentam soluções para instalações interactivas ou quiosques onde se conjuga o produto multimédia com interfaces construídas com sensores.

Apesar de estar em alemão (e apenas existe esta versão) é um livro que não é muito difícil de perceber os exemplos e as soluções que são apresentadas, já que a programação usada é universal :)

Por curiosidade li algures que este livro resulta da “tese” de licenciatura dos seus autores.

+infos(oficial): http://prototypinginterfaces.com/

Share Button

Finalmente a versão Web e oficial do IDE Arduino!

Blogpost_f8

Finalmente, (não é bem finalmente já que só vai estar disponível para meados de junho/julho) a possibilidade de ligar o arduino e programar através do browser ao mesmo tempo que se pode ter o detalhe do desenho da montagem física.

Ontem, a Arduio Team anunciou a disponibilização de mais uma fantástica ferramenta de nome “Arduino Create” a versão cloud do IDE tradicional do arduino, com múltiplas funcionalidades. Para além da tipica programação, vai permite guardar os sketch na cloud e obter o diagrama, tudo na mesma aplicação, tudo no mesmo local. Óbvio que vai ter outro potencial que é o share e criar comunidades dentro da comunidade.

+infos(blog): http://blog.arduino.cc/2015/05/05/sneak-peak-arduino-create/

Share Button

Módulo para o processing: PDE X

O módulo PDE X permite que em tempo real se obtenha uma ajuda na escrita e programação no IDE do processing. Algo normal noutros IDE, mas no processing nunca tinha procurado.. só falta testar!

+infos(PDE X):LINK

+infos(PDE X no guithub): LINK

Share Button

IDE Processing 2.0 versão final já está disponível :)

processing2

Já se encontra disponível para download o novo IDE do processing, o processing 2.0 :) O ultimo lançamento tinha sido em Maio de 2011 e desde então que existiam apenas versões betas e com alguns problemas que espero que tenham sido resolvidos :)

+infos: https://processing.org/

Share Button

Um novo livro acerca do Processing

processing2

Livro: “Processing: Creative Coding and Generative Art in Processing 2”

Este é um livro cujos destinatários se “resumem” a: não programadores, para aqueles que querem aprender a programar, “programadores” artistas, programadores avançados, entusiastas de programação criativa e sem duvida todos aqueles que gostam de criar visualmente coisas novas sem usar as tradicionais “barras de ferramentas”.

O processing é uma linguagem de programação que permite programar e obter resultados rapidamente  quase de forma instantânea e compatível com uma série de “objectos” quer eles sejam físicos como telemóveis com o sistema operativo android quer para aqueles que pretendem interagir com o mundo física por via do arduino ou placas similares.

O que começou por ser um livro introdutório “Processing: Creative Coding and Computational Art” (2007) rapidamente levou Ira Greenberg a associar-se mais uma vez a este novo livro de introdução e não só. Para aqueles que têm acompanhado a evolução do processing, sabem que a versão 2 do IDE promete trazer grandes novidades, as quais se destacam a possibilidade de trabalhar com o sistema operativo android para além da possibilidade de se trabalhar com as novas ferramentas de opengl/3D

Bom dito isto assim de repente.. aguardo pela chegada desta prenda sim? :)

o livro: http://www.amazon.com/dp/143024464X/ref=rdr_ext_tmb

outras infos: http://wiki.processing.org/w/Changes

Processing: http://processing.org/

Ira Greenberg: http://www.iragreenberg.com

Video acerca do código criativo: http://www.youtube.com/watch?v=eBV14-3LT-g&feature=youtube_gdata

Share Button

MariaMole, um IDE para o Arduino

Num destes dias fui ter a esta página do outro lado do Atlântico, mais concretamente no Brasil, onde é apresentado um IDE (Integrated development environment) para o Arduino. O objectivo deste IDE é o de possibilitar aqueles que gostam mais de programação um ambiente gráfico mais PRO para programar os dispositivos Arduino ou similares. Trata-se de um projecto opensource, actualmente a ser desenvolvido por Alex o seu autor e que está aberto a todos.
MariaMole by Alex

link de referência: http://dalpix.com/mariamole

Share Button

Arduino e Gelatina :) Um jogo com som..

Um jogo construído recorrendo a gelatina, usando o Arduino para que se “manipule” o som :) (é pena o uso do Max/Msp e não do Pure Data)

De acordo com os autores:
“Noisy jelly is a game where the player has to cook and shape his own musical material, based on coloured jelly.

With this noisy chemistry lab, the gamer will create his own jelly with water and a few grams of agar agar powder. After added different color, the mix is then pour in the molds. 10 min later, the jelly shape can then be placed on the game board, and by touching the shape, the gamer will activate different sounds.
Technically, the game board is a capacitive sensor, and the variations of the shape and their salt concentration, the distance and the strength of the finger contact are detected and transform into an audio signal.
This object aims to demonstrate that electronic can have a new aesthetic, and be envisaged as a malleable material, which has to be manipulated and experimented.
Note : This project is a fully working prototype made with Arduino and Max/Msp, there are absolut no sound editing in the video…

Os autores: Raphaël Pluvinage (pluvinage.eu) e Marianne Cauvard (mariannecauvard.fr)

Video do projecto:

O kit:

Site (fonte): http://openmaterials.org/2012/03/26/noisy-jelly-a-jello-based-musical-game/

 

 

Share Button

IRON

“Italian company “moltosenso” has released a free, cross-platform software that allows you to configure all the parameters of your XBee modules.”

fonte:http://arduino.cc/blog/2012/03/08/easy-cross-platform-configurator-for-xbee-modules/

download: http://www.moltosenso.com/client/fe/browser.php?pc=/client/fe/download.php

 

Share Button

Kinect + performance = kinectar (IDE)

mais informações: http://chrisvik.wordpress.com/2012/03/06/dance-controlled-kinect-music-part-1/

Share Button

Blu da photon robotics

A empresa (http://photonrobotics.com) ou grupo colocou ontem à venda um robot educativo baseado em Arduino :) os componentes não são muitos (acessórios) para além de um sensor de luz e um sensor de ‘pressão’ (bumper switch) o preço do pack são 149 dollars + portes, os portes podem ser em correio normal sem seguro por 26 dollars ou por 39 dollars com seguro e correio ‘urgente’.. em euros: 120 Euros

mais informações: http://photonrobotics.com/
em acção: http://www.youtube.com/watch?v=PMaQ3okG2hM
especificações: http://photonrobotics.com/products/blu/BluSpecs.pdf

Óbvio que não posso deixar de referir o produto nacional :) sim temos algo similar e a meu ver mais completo (para quem gosta de trabalhar com estes componentes) do que o Blu e falo do farrusco (http://www.guibot.pt/farrusco-2/?lang=pt-pt)

COMPARATIVAMENTE e sem tralálás muito específicos a minha aposta será sem duvida no farrusco, GUIBOT 4ever!

Já agora e porque o espaço aqui é FREE :) não deixem de visitar o ultimo post da ARTICA e vejam os criadores do GUIBOT em acção:
http://www.artica.cc/blog/2011/07/26/articas-motoruino-workshop-altlab/

Share Button

kinect sensor, fica para 2011

Ainda não foi desta que pelo natal recebi o kinect (loja worten (149 Euros)) (ehehehe, ou melhor ohohoh) mas.. será algo a abordar no meu free time em 2011, sem duvida (e que free time?.. pois)

Não queria deixar de mencionar que já tem sido feitos alguns trabalhos com o reconheicmento dos movimentos usando esta peça de hardware e deixo aqui alguns dos vídeos que por ai circulam.. e perguntam-me para que eu quero isto.. .. TUDO (nova interface para comunicar com máquinas e animações!! ) ;)

e em Portugal:

Share Button

Arduino: para quem ainda não sabe

Para quem ainda não sabe quem é o Massimo Banzi uma das mentes que está por detrás do Arduino, self promoting para um concurso interno em Itália ;)

e aqui fica também a nova proposta de logo para o Arduino:

Share Button

Arduino + NTX Mindstorms

Afinal sempre é possivel ligar o Lego MindStorms com uma board de Arduino e a partir dai explorar os vários recursos que são possíveis de ligar ao Arduino. Para além disso através da board de Arduino vamos conseguir obter os dados dos sensores que vêm do Lego. Muito bom isto e dá que pensar que está na altura de avançar para a comprar de um Lego MindStroms..

Video: Arduino + NXTMMX + LEGO Motors

o site + info: http://robotclub.ab.ca/articles/33

(como é que neste dia acontece uma coisa destas.. um achado 2 em 1 perfeito, bom demais para um dia triste como o de hoje)

Share Button

Toolduino, testar os circuitos do arduino

Toolduino é um software, escrito em Java (processing), compatível com Windows, Linux e Mac e que faz uso das livrarias conhecidas para comunicar com a board de Arduino. A interface do software é bastante simples e intuitiva bastando fazer uso de cliques com o rato nas portas que estão a ser utilizadas..

+info em: http://nootropicdesign.com/toolduino/

Share Button

Android meets Arduino

Já todos os SO (sistemas operativos) possuem a capacidade de correr o software Arduino e a respectiva Board (falo das ultimas versões de Linux, Mac e Windows). Chegou a vez do SO Android da Google, actualmente direccionado para os smartphones.

Logo na página inicial os autores falam da importância desde software-kit, nomeadamente na ligação do smartphone a outros dispositivos, como a roupa ou outros hardwares ou até mesmo open hadrware como é o caso de motores (servos, motores dc) :P enfim..

só me falta mesmo ter um smartphone (ou não!) para testar este brinquedo :P

a ter em conta:
a aplicação Amarino (open source)
a livraria para o Arduino com o nome MeetAndroid

Site oficial: http://www.amarino-toolkit.net/

Share Button

duas ferramentas catitas

Programmer’s Notepad, uma excelente ferramentas para substituir o clássico bloco de notas.  LINK

WinMerge e se o objectivo é comparar então aqui está uma linda ferramenta pois permite comparar conteúdos de ficheiros (texto) e entre pastas. LINK

Share Button

arduino+processing=graficos

quem disse que não se consegue construir gráficos usando o arduino e o processing? ;) give it a try

LINK

Share Button